037_depoi_port

Sergio Murilo - Via Crúcis Hepatite - HCV - Brasil



Meu nome é Sergio Murilo Saturnino Braga, sou casado há vinte e um anos, pai de duas filhas, uma de dez e outra de dezenove anos, funcionário público e portador Hepatite C.

Travei uma luta sem tréguas para combater o vírus através de muita disciplina, dedicação e água, muita água. Em meados de 1998 recebi uma notificação de um hospital a qual tinha doado sangue, que tinha contraído hepatite. Em princípio não dei muita importância e em meados de 2006, oito anos depois, começaram a brotar bolhas no dorso de minhas mãos e canelas que coçavam muito.

Nesta época eu tinha o hábito de beber cerveja diariamente. Algo em meu organismo não estava funcionando bem, por isso, necessitava de ajuda médica, e o que se espera sempre é um diagnóstico preciso, uma receita de um remédio milagroso para a cura imediata, que sabemos, não é tão simples assim.

Minha irresponsabilidade em não buscar orientação à época, poderia ter me custado à vida mais cedo. A partir daí foi uma luta utilizando a rede pública para tratamento, onde mesmo sem condições adequadas, consegue atender a milhares de pessoas.

Os grupos de apoio como o Otimismo e em Niterói o Gênesis, são fundamentais para estruturar e humanizar o tratamento dos pacientes e dar suporte aos seus familiares durante o uso de medicamentos tão fortes. Eu acredito que nada na vida se conquista sem um pouco de sacrifício e no meu caso, agora com um quadro de não detectado no exame qualitativo para HCV, não conseguiria obter êxito sozinho.

Faço aqui o meu agradecimento a ambos os grupos que inclusive me incentivaram a escrever um relato durante o meu tratamento que denomino Via Crúcis Hepatite - HCV.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO