008_diabete_port

Questões de saúde: a hepatite C está ligada ao diabetes?

21/08/2017

Do Lee Memorial Health System (Lee Health) (*) A hepatite C e o diabetes são duas doenças que podem causar complicações a longo prazo se não forem tratadas.

A educadora de diabetes, Sharon Krispinsky, diz que as duas doenças têm muito em comum. "Existe absolutamente uma ligação entre a hepatite C e o desenvolvimento de diabetes tipo 2".

É comum que os pacientes sejam diagnosticados com ambas as condições. "Muitos pacientes com hepatite C, cerca de 30 por cento deles têm diabetes. Na verdade, o diabetes é tão prevalente que muitas vezes é considerado um sintoma da hepatite C ", disse a Dra. Sharon Krispinsky.

Tanto a hepatite C quanto o diabetes prejudicam o fígado.

"O fígado é muito importante no controle de açúcar no sangue e o motivo é que o fígado armazena glicose no sangue e o libera em tempos de jejum, por exemplo, à noite, seu fígado libera glicose para ajudar a evitar que seu açúcar no sangue caia muito baixo", disse a Dra. Sharon Krispinsky.

Se um paciente tiver hepatite C e diabetes, os médicos podem tratar a hepatite primeiro com a esperança de erradicar ambas as doenças.

"A hepatite C é tratável e em 95% dos casos podemos erradicá-la com uma pílula por dia durante 12 semanas. Isto é o que eu faço. Existem estudos que sugerem que se eu tratar a hepatite C em um paciente com diabetes e eu erradico sua hepatite C, um bom número desses pacientes realmente irá melhorar a diabetes até um ponto em que eles não precisam mais de medicação", disse o Dr. Michael Bays, um gastroenterologista da equipe médica da Lee Health.

A hepatite C é transmitida por sangue, enquanto a diabetes tipo 2 pode ser causada por genética ou um estilo de vida não saudável.

"Os pacientes com hepatite C são 70% mais propensos a ter diabetes que a população em geral", disse o Dr. Michael Bays.

(*) - O Lee Memorial Health System (Lee Health) foi fundado em 1916, hoje é a maior organização de saúde não lucrativa existente na Florida, Estados Unidos, tem 11.800 funcionários e 4.500 voluntários tendo como missão atender às necessidades de cuidados de saúde e melhorar o estado de saúde das pessoas do sudoeste da Flórida.

Este artigo foi redigido com base da seguinte fonte:
http://www.leehealth.org/healthmatters/scripts/080817.html


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO