009_diabete_port

Mitos e verdades na alimentação da pessoa com diabetes

28/08/2017

Realizando um apanhado resumido de publicações da Associação Americana de Diabetes (American Diabetes Association) é possível desmitificar mitos e verdades que circulam sobre a alimentação de pessoas com diabetes.

Muito bem coloca uma médica da associação quando coloca que a desinformação somada a experiências ruins nos cuidados sabem ser a fonte de uma série de mitos acerca da alimentação das pessoas com diabetes, assim, comentaremos a seguir alguns deles.

MITO 1 - Uma pessoa com diabetes deve seguir uma dieta estrita, sem doces ou farinhas.

FALSO - Na atualidade a alimentação de um diabético é muito mais liberal que anos atrás. A pessoa com diabetes pode comer quase de todo, porém em porções pequenas e deve "queimar" calorias realizando exercícios diariamente. É importante no início seguir os conselhos de um nutricionista.

MITO 2 - As pessoas com diabetes devem seguir dietas com poucos carboidratos.

FALSO - Os alimentos ricos em carboidratos, como os pães, cereais, arroz e massas, são uma importante forma de energia para o organismo e, por isso, são muito importantes para uma alimentação saudável. Não pode deixar de comer carboidratos, mas deve ser comedido na quantidade. Uma dieta com poucos carboidratos pode ocasionar problemas digestivos, aumentar o colesterol ou os triglicerídeos.

A alimentação de uma pessoa com diabetes deve ser variada sem cair em excessos. Deve cuidar o consumo de açúcar existente em refrigerantes e produtos de padaria doces e, também de gorduras saturadas, como a existente na manteiga.

A Associação Americana de Diabetes recomenda limitar o consumo de refrigerantes, sucos de fruta, bebidas energéticas e outras bebidas açucaradas. Uma lata de refrigerante contem aproximadamente 150 calorias e 40 gramas de carboidratos, o que equivale a 10 colheres de café de açúcar.

Na página da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) é encontrado um excelente manual que ensina as pessoas com diabetes a calcular a quantidade da carboidratos, acesse o manual em http://www.diabetes.org.br/publico/component/content/article/171-informativo-3/1452-contagem-de-carboidratos?Itemid=445

MITO 3 - Alimentos diet ou light controlam o peso, a glicemia e podem ser consumidos indiscriminadamente.

FALSO - Apesar de serem produtos com menos gordura ou sem açúcar eles podem ter muitas calorias e tudo o que uma pessoa come e não o elimine com atividades físicas resultará em ganho de peso.

MITO 4 - Comer açúcar em excesso causa diabetes.

CONTROVERSO - Comer açúcar ou doces em excesso pode levar a obesidade e, especialmente se existe histórico familiar de diabetes, poderá levar a desenvolver diabetes. Não existem estudos que indiquem que comer doces ou açúcar em excesso causem diabetes em todas as pessoas.

Alimentos com açúcar "especial", isto é, a frutose (por exemplo) não oferecem nenhum benefício extra, também em geral são mais caros e podem ter efeitos colaterais não desejados pelos elementos que contem.

MITO 5 - Suco de limão e suco de abacaxi queima gordura e curam a diabetes.

FALSO - Pessoas que comem em excesso e decidem fazer uma dieta a base de sucos de limão e de abacaxi conseguem diminuir o nível de açúcar no sangue e passa a queimar a gordura, mas isso se deve porque radicalmente durante dias se alimentam com os sucos reduzindo drasticamente o consumo de alimentos calóricos e o organismo passa a usar as reservas de energia que se encontram na gordura. O resultado será provocar uma hipoglicemia que pode levar a causar um desmaio e até levar ao coma. E quando voltar a alimentação normal o peso aumenta e o açúcar no sangue também. Nunca faça tal regime!

MITO 6 - A fruta é um alimento saudável, podendo comer quanto quiser.

CONTROVERSO - As frutas são um alimento saudável, fornecem fibras ao organismo, vitaminas e minerais, mas também contém carboidratos. Consulte seu médico ou nutricionista sobre a quantidade, frequência e tipos de frutas ideais para um diabético.

MITO 7 - Pessoas com diabetes não podem comer chocolate, doces ou balas.

REALIDADE - Chocolate, doces e balas não estão proibidos para pessoas com ou sem diabetes, mas o importante é comer em pequenas porções e de preferência somente em ocasiões especiais.

MITO 8 - Diabetes pode ser transmitido a outra pessoa.

FALSO - Diabetes não é uma enfermidade contagiosa. As causas do diabetes são genéticas e, no caso do Tipo 2, associadas ao estilo de vida.

MITO 9 - Uma pessoa com diabetes pode ter gripe ou outras doenças com maior facilidade.

FALSO - Uma pessoa com diabetes não possui maior facilidade para pegar gripe ou ter outras doenças que a população em geral, mas é importante se prevenir tomando todo ano a vacina contra a gripe, pois no diabético as complicações da gripe podem ser maiores.

FINALIZANDO

A melhor dieta para uma pessoa com diabetes é a combinação de alimentos, medicamentos e exercícios. Cada um deles por separado não funcionam, os três devem ser feitos simultaneamente todos os dias.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO