010_diabete_port

>Diabetes tipo 2 e risco de infecção pelo vírus da hepatite C: uma revisão sistemática

28/08/2017

Os resultados da meta-análise mostraram que os pacientes com diabetes tipo 2 estavam com um risco 3,5 vezes maior de contrair hepatite C que pessoas sem diabetes.

Através de um banco de dados eletrônico e busca manual, foram identificados 22 estudos em publicações científicas para a análise final, que incluiu um total de 78.051 indivíduos.

A associação entre o diabetes tipo 2 e doença hepática foi reconhecida há mais de 30 anos.

A meta-análise, que combinou estudos retrospectivos, encontrou um aumento de aproximadamente 3,5 vezes no risco de infecção pela hepatite C em pacientes com diabetes tipo 2.

MEUS COMENTÁRIOS

A infecção pelo vírus da hepatite C e diabetes tipo 2 são dois graves problemas de saúde pública associados ao aumento das complicações e taxas de mortalidade em todo o mundo.

Fica mais que evidente que toda pessoa com diabetes tipo 2 na próxima consulta médica deve falar sobre a conveniência de realizar o teste da hepatite C.

Hoje existem testes rápidos para diagnosticar hepatite C encontrados gratuitamente em todos os postos e unidades saúde. Com um a gota de sangue na ponta do dedo em poucos minutos o resultado é obtido.

Também todos os planos de saúde realizam o teste da hepatite C.

Caso confirmada a infecção pela hepatite C o SUS fornece tratamento gratuito, simples e rápido de realizar. Em 12 semanas de tratamento (dois comprimidos ao dia) aproximadamente 95% dos infectados curam a hepatite C.

Faça o teste da hepatite C. A prevenção é o melhor dos medicamentos!

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Type 2 Diabetes Mellitus and the Risk of Hepatitis C Virus Infection: A systematic review - Xuan Guo, Min Jin, Ming Yang, Ke Liu & Jun-wen Li - Scientific Reports 3, Article number: 2981 (2013)doi:10.1038/srep02981 - http://www.nature.com/articles/srep02981


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO