010_diagnostico_port

Diagnostico: Hepatite C. É agora?

06/02/2006

Não é uma agradável notícia saber do diagnostico positivo, de estar infectado com a hepatite C. Medo, raiva, negação, tristeza e depressão são as reações mais comuns que podem acontecer perante uma doença ainda muito desconhecida.

Indivíduos que procuram conhecer o que é a hepatite C, como ela atua, qual a progressão, quais os tratamentos e qual o futuro, em geral superam as reações iniciais, as quais podem ser normais perante o choque do diagnóstico, as quais se mantidas por muito tempo são prejudicais para o sistema de defesa do organismo.v Conhecendo as características da doença o próprio individuo passa a fazer uma avaliação mais precisa da estratégia a seguir e vai discutir com os médicos o que é melhor para seu caso, já que não existe uma formula igual, uma "receita de bolo" que possa ser aplicada por igual a todos os infectados.

A decisão de falar sobre a sua condição de portador do vírus da hepatite C é uma decisão pessoal, de foro intimo, que cada um deve avaliar em função do meio onde vive e trabalha. Decidir como comunicar o diagnóstico, o que falar, como falar poderá ser complicado. Até você não ter as informações suficientes para mostrar que a hepatite C não se contamina socialmente provavelmente o melhor seja comentar somente com sua família, com os mais íntimos e à medida que você ganha informação terá argumentos para divulgar sem maiores problemas a sua infecção.

Quando alguém perguntar como aconteceu a infecção, a resposta pode ser totalmente honesta ou simplesmente informar que deve ter acontecido numa transfusão de sangue. A experiência mostra que as pessoas aceitam melhor esta resposta, ficam mais solidários.

Então, aprenda sobre a hepatite C, procure fontes de informação, pesquise na internet, participe de reuniões de grupos de apoio, pois, o conhecimento e a informação são excelentes medicamentos.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO