017_diagnostico_port

Oftalmologistas podem ajudar a diagnosticar a hepatite

18/10/2015

A Síndrome do Olho Seco ocorre quando existe a falta de produção de lágrimas, sendo a segunda maior causa de atendimento nos consultórios e, quando não diagnosticado e corretamente tratado, pode evoluir para lesão da superfície ocular.

A hepatite C é uma infecção crônica que pode ocasionar complicações extra-hepáticas, que afetam diversos órgãos, sendo a Síndrome do Olho Seco uma manifestação extra-hepática ocasionada pela hepatite C que já está muito bem documentada em diversos estudos científicos.

As consequências que pode ocasionar a Síndrome do Olho Seco inclui a retinopatia, inflações do glóbulo ocular, vasculite na retina e ulceras na córnea.

MEU COMENTÁRIO


- Se sentir irritação nos olhos, falta de lubrificação pela falta de lágrimas, procure imediatamente um oftalmologista.

- Oftalmologistas deveriam solicitar o teste das hepatites a todos os pacientes que apresentem a Síndrome do Olho Seco.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Patients with dry eye without hepatitis C virus infection possess the viral RNA in their tears - Rajalakshmy AR1, Malathi J, Madhavan HN, Bhaskar S, Iyer GK. - Cornea. 2015 Jan;34(1):28-31. doi: 10.1097/ICO.0000000000000304


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO