024_diagnostico_port

A importância dos agentes comunitários de saúde nos cuidados da saúde e no diagnostico nas hepatites

09/10/2017

Cuidar de pessoas com necessidades médicas e sociais complexas, como diabetes, hepatites e muitas outras requer uma abordagem holística centrada na pessoa e que reconheça fatores não-médicos como moradia, transporte, insegurança alimentar, dependência e apoio social.

Para ajudar os pacientes a lidar com essas necessidades subjacentes é necessário que o médico aproveite o conjunto de habilidades únicas de agentes comunitários de saúde e do pessoal de enfermagem.

Os agentes comunitários de saúde têm experiência vivida compartilhada e uma compreensão em primeira mão das normas culturais e comunitárias das populações que servem. Como tal, eles são capazes de construir relacionamentos com os pacientes com base no entendimento mútuo e respeito e ajudá-los nos sistemas complexos de saúde e serviços sociais para acessar os cuidados necessários e serviços.

Trabalhando em conjunto, médicos, enfermeiras e agentes comunitários de saúde os ganhos e benefícios são gerais, dos pacientes, dos profissionais da saúde e do sistema público de saúde - SUS.

OS AGENTES DE SAÚDE PODEM ENCONTRAR A MAIORIA DAS PESSOAS COM HEPATITE

A cada casa visitada pelos agentes de saúde, uma simples pergunta seria a melhor estratégia para encontrar as pessoas infectadas com hepatites.

Com uma simples pergunta: "Alguém nesta casa teve hepatite? " e, ante uma resposta afirmativa o procedimento deveria ser recomendar procurar uma unidade de saúde para toda a família realizar os testes das hepatites virais.

Sem assustar ou apavorar os moradores e até sem necessidade de explicar detalhadamente como são as hepatites A, B, C, D ou E, os agentes de saúde podem se transformar nos melhores e mais ativos profissionais para encontrar os infectados e conseguir eliminar as hepatites no Brasil.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO