005_dietas_port

Alimentação para aumentar o sistema imunológico

14/02/2011

Você é aquilo que você come! A velha máxima é cheia de sabedoria, mas a falta de tempo no dia-a-dia e as comidas preparadas muitas vezes nos levam a desconsiderar os benefícios que uma boa alimentação pode trazer para o organismo, em especial para o sistema de defesa.

Vamos então lembrar alguns dos muitos alimentos que deveríamos consumir com maior freqüência, explicando resumidamente os benefícios que podem trazer para o sistema imunológico.

Champignons

Muitos acham que são pobres de nutrientes esquecendo que possuem o mineral selênio e antioxidantes em níveis elevados. Os baixos níveis de selênio têm sido associados a risco aumentado de desenvolver quadros mais fortes em caso de gripe. Contém ainda as vitaminas B riboflavina e niacina, as quais desempenham um papel importantíssimo para manter o sistema imunológico saudável. Estudos em animais mostraram também que os cogumelos têm ação antiviral, antibacteriana e efeitos antitumorais.

Açaí

Apregoado como um "super alimento", juntamente com as frutas vermelhas e os blueberries, o Açaí é rico em antioxidantes chamados antocianinas. O açaí não é indicado para o tratamento de qualquer doença, mas os antioxidantes podem ajudar o seu corpo a combater o envelhecimento e a doença.

Ostras

Afrodisíaco? Estimulantes do sistema imunológico? Talvez os dois, graças ao zinco, mineral que é encontrado nas ostras. Baixos níveis de zinco têm sido associados à infertilidade masculina. E o zinco parece ter algum efeito antiviral.

Melancia

Hidratante e refrescante a melancia também contem o poderoso antioxidante glutationa. Conhecido por ajudar a fortalecer o sistema imunológico para que possa combater infecções, a glutationa é encontrada na parte vermelha e na parte branca perto da casca.

Repolho

Esta é outra fonte de glutationa. O repolho é fácil e barato de encontrar durante os meses de inverno, quando ele está em temporada. Tente adicionar as couves de qualquer variedade aumentando o valor nutricional da refeição.

Amêndoas e castanha do Pará


Um punhado de amêndoas pode ajudar seu sistema imune a diminuir os efeitos do estresse. São recomendadas umas 30 gramas para suprir 50% da quantidade diária recomendada de vitamina E, que ajuda a impulsionar o sistema imunológico. Possuem riboflavina e niacina, vitaminas do complexo B que podem ajudar a recuperar dos efeitos do estresse.

Grapefruit

O grapefruit possui uma boa quantidade de vitamina C, ajudando no tratamento de gripes e resfriados. O grapefruit contém flavonóides que são compostos químicos naturais que aumentam a ativação do sistema imune. Se você não gosta do grapefruit pode substituir por laranjas e tangerinas.

Germe de Trigo

O germe de trigo é a parte da semente de trigo que alimenta o crescimento inicial da planta, por isso é rico em nutrientes. Tem zinco, antioxidantes e vitaminas do complexo B entre outras vitaminas e minerais essenciais. O germe de trigo também oferece uma boa mistura de fibras, proteínas e gordura boa para o organismo.

Iogurte

Um copo por dia pode diminuir as chances de ficar resfriado. Procure iogurte que nos rótulos anunciem "culturas vivas e ativas". Alguns pesquisadores acreditam que eles podem estimular seu sistema imunológico para combater doenças. Também, estudos da vitamina D recentes têm encontrado uma ligação entre baixos níveis da vitamina D e aumento do risco de resfriado e gripe.

Alho

O alho oferece vários antioxidantes que combatem os invasores do sistema imunológico. Entre os alvos de alho são H. pylori, a bactéria associada com algumas úlceras e câncer de estômago. Descasque o alho, pique e deixe descansar por 15 a 20 minutos antes de cozinhar para ativar as enzimas que aumentam a imunidade.

Espinafre

Conhecido como um "super alimento", o espinafre é rico em nutrientes. Possui ácido fólico, que ajuda seu corpo a produzir novas células e repara o DNA. Coma o espinafre cru ou pouco cozida para obter o máximo de benefício.

Chá

Verde ou preto? Ambos possuem polifenóis e flavonóides. Estes antioxidantes combatem os radicais livres.

Batata Doce

Tal qual a cenoura, a batata doce têm o antioxidante beta-caroteno, que combate os radicais livres. Batata doce também contém a vitamina A, que está ligada ao retardamento do processo de envelhecimento e pode reduzir o risco de alguns cânceres.

Brócolis

Fácil de encontrar o brócolis reforça o sistema imunológico. Possui vitamina A, vitamina C e glutationa.

Abacaxi

O abacaxi é rico em potássio, magnésio, cálcio, vitaminas A, C, B1 e D. Auxilia na digestão, devido à presença de bromelina na sua composição (uma mistura de enzimas que desdobram proteínas, facilitando a digestão). Facilita a digestão, possui poder germicida, ajuda a limpar o fígado, combate a icterícia, combate a artrite, combate o inchaço.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO