006_dietas_port

Dieta nas doenças do fígado

07/02/2011

O fígado é a fabrica dos nutrientes do organismo. Tudo o que ingerimos é metabolizado no fígado para produzir os nutrientes necessários ao organismo. Um fígado danificado pode não conseguir processar corretamente os alimentos, provocando deficiências nutricionais, assim, quem possui problemas hepáticos deve colaborar ajudando o fígado com uma alimentação mais equilibrada e fácil de metabolizar.

Em principio não existe uma dieta única para todos. Uma nutricionista poderá auxiliar, mas será o próprio indivíduo que vai ter que escutar o que seu fígado fala e interpretar tais sinais, fazendo então a chamada "dieta de linha invisível do organismo". Um mesmo alimento pode ser metabolizado corretamente por uma pessoa, mas pode não assim acontecer com outro indivíduo, criando aquela sensação de mal estar comumente chamada de "não caiu redondo", indicando que tal alimento não está sendo corretamente processado pelo seu fígado.

O próprio paciente deve fazer uma lista de alimentos ou bebidas que não "caem redondo" e reduzir ou eliminar tais ingredientes da sua dieta pessoal. Somente para auxiliar, sem ser uma regra para todos, vamos lembrar alguns alimentos que podem ser a causa.

Por exemplo, o sódio (a conhecida SAL) faz com que o organismo retenha fluido no seu organismo, situação muito perigosa em pessoas com cirrose. Alem de diminuir a adição de sal lembre que alimentos como bacon, salsichas, frios, embutidos, alimentos em lata e congelados, batatas fritas industrializadas, salgadinhos, molhos e outros tantos, contêm elevadas quantidades de sal na sua elaboração.

Pessoas que já apresentam episódios de ascite também devem beber menos líquidos, entre os que se incluem a água, leite, sucos, refrigerantes, sopas, gelatinas e sorvetes.

Não é demais insistir em que as bebidas alcoólicas são totalmente desaconselháveis (deveriam ser proibidas) para quem tem um fígado comprometido por uma doença.

Mas e em relação à alimentação, o que comer? Comer pode de todo um pouco, mas nada em exagero. Faça uma alimentação balanceada e saudável, não fique com fome, mas também não coma até se sentir totalmente "cheio". Faça cinco pequenas refeições por dia, um desjejum, um lanche na metade da manhã, o almoço, um lanche a tarde e finalmente o jantar.

É importante colocar proteínas na alimentação. As proteínas são encontradas em todos os tipos de carne, no leite, no yogurt, no queijo, nos ovos, no feijão, etc.. Uma moderada porção de gordura também é necessária para uma correta alimentação.

Inclua carboidratos, os quais são encontrados no pão, cereais, arroz, aveia, batatas, milho e biscoitos. Se tiver problemas de diabetes ou a glicose estiver aumentando, provavelmente tenha que limitar os carboidratos.

Tenha cuidado se tomar vitaminas ou suplementos alimentícios a base de ervas. Fale sempre com seu médico antes de tomar qualquer um deles. Muitos podem ser perigosos. Não tome nenhum tipo de medicamento para emagrecer sem antes consultar seu médico. Não faça qualquer dieta milagrosa.

Se estiver se alimentando correta e suficientemente, mas assim mesmo está emagrecendo, procure seu médico, pois outros problemas de saúde podem estar acontecendo. São varias as doenças que podem provocar emagrecimento.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO