009_dietas_port

CUIDADO! - Chocolate é bom para o fígado?

26/04/2010

Alguns jornais estão publicando artigos sobre uma apresentação acontecida semana passada no EASL 2010 em Viena, falando que comer chocolate amargo pode ser bom para o fígado. Matéria distribuída pela Reuters chega a colocar que "Chocolate pode ser bom remédio para doentes hepáticos - O chocolate amargo, rico em cacau, poderá no futuro ser prescrito às pessoas com cirrose hepática, segundo a mais recente pesquisa para demonstrar os possíveis benefícios do chocolate à saúde".

Fico apreensivo quando alguém pega um pedaço de uma pesquisa e sobre ela faz uma matéria jornalística que nada tem a ver com o objetivo da pesquisa. Insinuar que comer chocolate amargo pode ser um bom remédio para doentes hepáticos e uma total irresponsabilidade.

São conhecidos muitos efeitos benéficos do chocolate em função dos muitos flavonóides e antioxidantes que ele contém, em maior nível no chocolate amargo. Baseado nesse conhecimento pesquisadores da Espanha decidiram estudar o efeito dos flavonóides e antioxidantes do chocolate amargo em pacientes com cirrose.

Selecionaram 32 pacientes com cirrose e varizes no esôfago que apresentavam índice Meld entre 7 e 15 ou Child entre 6,1 e 8,7. Em todos foi medida a pressão arterial na veia porta do fígado, entre outros controles.

Um grupo de 21 pacientes recebeu uma bebida de chocolate amargo contendo 0,55 gramas de cacau por cada kilograma de peso do paciente e outros 11 pacientes receberam a mesma quantidade, porém, de chocolate branco, o qual não contém cacau na sua composição, pelo tanto sem os correspondentes flavonóides e antioxidantes.

Trinta minutos após a ingestão da bebida foi novamente medida a pressão arterial na veia porta. Foi constatado que os pacientes que receberam o chocolate amargo apresentaram uma atenuação em diversos controles efetuados, provavelmente por uma dilatação intra-hepática que aumentou o fluxo sangüíneo na veia porta, um efeito realmente benéfico. Os pacientes que receberam a bebida de chocolate branco não apresentaram nenhum beneficio.

É a este ponto que estou querendo chegar. O estudo, por acaso muito interessante e importante quanto à descoberta cientifica, estava limitado à reação que acontece nos trinta minutos após ter ingerido o chocolate, mas nada foi pesquisado em períodos maiores aos trinta minutos. Por isso considero um absurdo que as matérias jornalísticas possam insinuar que comer chocolate amargo vai beneficiar pacientes com problemas no fígado e em especial um cirrótico.

Existem estudos sobre o que pode acontecer com uma alimentação rica em chocolate por um longo período? Qual o efeito no fígado de um alimento altamente calórico? Tenho certeza que se entupir de chocolate não será nada bom para alguém com problemas hepáticos.

Assim, fica o alerta, cuidado com matérias jornalísticas que alegando estudos científicos acabam escorregando na maionese, podendo então prejudicar que se guia pelas informações dos jornais.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Oral Presentation - Abstract: 19 - Journal of Hepatology, Supplement No 1, Volume 52, 2010, Page S9 - DARK CHOCOLATE ATTENUATES THE POST-PRANDIAL INCREASE IN HVPG IN PATIENTS WITH CIRRHOSIS AND PORTAL HYPERTENSION - A. De Gottardi, A. Berzigotti, S. Seijo, M. D'Amico, J. Abraldes, J.C. Garcia-Pagán, J. Bosch


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO