017_dietas_port

A IMPORTÂNCIA DA PERDA DE PESO NA HEPATITE C

26/02/2004

Uma modesta perda de peso e um programa de atividades físicas apresenta melhorias continuas nos níveis das transaminases, na redução do nível de glicemia em jejum e na qualidade de vida

A obesidade e um fator de risco para a progressão da fibroses em pessoas que apresentam doenças do fígado como a hepatite C. Este estudo realizado na Austrália e publicada na edição atual de GUT, pesquisou o efeito que um programa continuado de atividade física de 15 meses de duração acompanhado da redução de peso do paciente pode apresentar sobre as transaminases e o nivel de glicose no sangue, observando que foi conseguida uma diminuição considerável do nível de glicose em jejum e uma redução considerável da transaminases (ALT ou TGP) que é a mais diretamente ligada a atividade enzimática no fígado.

Também, a qualidade de vida do paciente melhorou substancialmente nos pacientes participantes do estudo. Estes resultados mostram a importância de os portadores de hepatite C manter o peso ideal e um programa de atividades físicas, com o qual conseguirão reduzir consideravelmente o avanço da doença.

Fonte: GUT (Journal) Dres. I J Hickman, J R Jonsson, J B Prins, S Ash, D M Purdie, A D Clouston and E E Powell - School of Medicine, University of Queensland and Princess Alexandra Hospital, Brisbane, Australia



Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO