024_dietas_port

Os melhores alimentos para o seu fígado

19/07/2017

Conheça como diversos alimentos podem ajudar seu fígado. Você pode fazer muito para cuidar dele.

Cogumelos

Eles fornecem o mineral selênio e as vitaminas B, riboflavina e niacina. Isso ajuda você de várias maneiras. Riboflavina e niacina desempenham um papel fundamental para um sistema imunológico saudável.

Melancia

Não é apenas refrescante. Quando está madura, também tem muitos antioxidantes, um deles a glutationa. Isso fortalece o sistema imunológico. Para obter mais glutationa na sua melancia, coma a carne vermelha perto da casca.

Aveia

Alimentos com muita fibra podem ajudar o fígado para funcionar melhor. Uma ótima maneira de começar o seu dia? Experimente a aveia. Pesquisas mostram que pode ajudá-lo a perder alguns quilos extras e gordura na barriga, o que é uma boa maneira de manter controlada a doença hepática.

Iogurte desnatado

Os probióticos, são encontrados no iogurte e outros produtos fermentados. Procure por rótulos que digam "culturas ao vivo e ativas".

Brócolis

Adicione muitos vegetais à sua dieta se quiser manter seu fígado saudável. O brócolis pode fazer parte desta estratégia. Alguns estudos sugerem que este alimento crocante pode ajudar a protegê-lo contra a doença hepática gordurosa não alcoólica.

Espinafre

Você encontrará muitos nutrientes neste "super alimento". Um deles é folato, o que ajuda seu corpo a produzir novas células e a reparar o DNA. Ele também possui fibras, antioxidantes como vitamina C e muito mais. Coma espinafre cru ou levemente cozida para obter o máximo benefício.

Café

Se você não conseguir passar o dia sem ele, ficará feliz em saber que pode ter alguns benefícios para o seu fígado. Estudos mostram que beber de duas a três xícaras por dia pode proteger seu fígado de danos causados por excesso de álcool ou uma dieta insalubre. Algumas pesquisas sugerem que pode diminuir seu risco de câncer de fígado.

Menos açúcar

Muitas das coisas doces podem ter um impacto no seu fígado. Isso é porque parte do trabalho do fígado é converter o açúcar em gordura. Se você exagerar, seu fígado vai produzir muita gordura. A longo prazo, você poderá desenvolver a doença hepática gordurosa.

Chá

Não hesite em escolher branco, verde ou preto. Cada um oferece polifenóis e flavonoides que combatem doenças. Estão repletos de um tipo de antioxidante chamados de catequinas. Pesquisas sugerem que podem proteger contra algumas formas de câncer, incluindo o fígado. Você obterá mais catequinas se você preparar o chá e beber quente. O chá gelado e os chás verdes prontos para beber têm níveis muito mais baixos. Mas muito cuidado com o chá verde na forma de suplementos. E não exagere na quantidade!

Agua

Uma das melhores coisas que você pode fazer para o seu fígado é manter o organismo hidratado. Tenha o hábito de beber água em vez de bebidas açucaradas como refrigerantes ou bebidas esportivas.

Amêndoas e nozes

Nozes são boas fontes de vitamina E, um nutriente que diversas pesquisas sugerem que pode ajudar a proteger contra a doença hepática gordurosa. As amêndoas também são boas para o seu coração, então pegue um punhado na próxima vez que você quiser lanchar. Ou experimente-os em saladas.

Batata doce

Como as cenouras, as batatas doces possuem betacaroteno, que se transforma em vitamina A, que elimina os radicais livres prejudiciais. Isso ajuda a reforçar o sistema imunológico.

Menos sal

Seu corpo precisa de sal, mas de forma moderada. Pesquisas iniciais sugerem que uma dieta rica em sódio pode levar à fibrose e cirrose. Há algumas coisas simples que você pode fazer para reduzir o sal. Evite alimentos processados. Escolha vegetais frescos em vez de enlatados. E mantenha a tentação ao longe, tirando o saleiro da mesa.

Amoras e frutas vermelhas

Amoras e frutas vermelhas possuem nutrientes chamados de polifenóis que podem ajudar a protegê-lo contra a doença hepática gordurosa não alcoólica, que muitas vezes acompanha obesidade e colesterol alto.

Seja Moderado Com Álcool

Beber demais pode causar estragos no seu fígado. Ao longo do tempo, pode levar a cirrose. Tente limitar-se a uma bebida por dia, se você é mulher ou dois por dia, se você é um homem.

Ervas e especiarias

Quer proteger seu fígado e seu coração ao mesmo tempo? Polvilhe na comida orégano, sálvia ou alecrim. Eles são uma boa fonte de polifenóis saudáveis. Um benefício extra: eles ajudam você a reduzir o sal em muitas receitas. A canela, o curry em pó e o cominho também são bons.

Fique longe de alimentos gordurosos

Batatas fritas e hambúrgueres são uma má escolha para manter seu fígado saudável. Comer muitos alimentos que são ricos em gorduras saturadas podem tornar mais difícil o trabalho do fígado. Ao longo do tempo, isso pode levar à inflamação, que por sua vez pode causar fibrose e até cirrose. Então, da próxima vez que você estiver numa lanchonete, pense em pedir uma opção mais saudável.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO