001_doen_relac_port

Interpretando os sinais das unhas nas doenças do fígado

02/03/2013

É sabido que as unhas podem revelar pistas sobre a saúde de uma pessoa, em especial quando acometida de problemas no coração, nos pulmões e no fígado. Diversas cores, ondulações, formas diferentes auxiliam os médicos a suspeitar da possível existência de doenças nesses órgãos.

Unhas brancas com bordas mais escuras podem indicar problemas no fígado, como uma hepatite, que pode ser uma hepatite viral, alcoólica, por medicamentos ou até a esteatose, que é o chamado fígado gorduroso, mas não todas as unhas brancas são sinal de hepatite. Se as bordas são amareladas o sinal pode ser de icterícia, outro sinal de problemas no fígado.

Já as unhas amarelas em geral são derivadas de uma infecção por fungos que atacam a unha, nesse caso se não tratada a pessoa pode até perder as unhas. Mas unhas amarelas em alguns casos pode ser um sinal de problemas na tiroide, nos pulmões, diabete ou psoríase.

Unhas muito pálidas, parecendo sem vida, podem ser um sinal de doença hepática, anemia, subnutrição ou insuficiência cardíaca.

Unhas azuladas podem indicar que o corpo está recebendo pouco oxigênio, situação que pode acontecer quando o pacientes está recebendo ribavirina ou em pessoas com pneumonia.

A ansiedade de ter descoberto a hepatite pode fazer com que a pessoa passe a roer as unhas. Unhas roídas não é um sinal de hepatite, mas podem ser causa dela se o paciente fica ansioso e compulsivamente fica roendo as unhas.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO