007_doen_relac_port

Hepatite C, Diabete e consumo de refrigerantes "diet"

25/02/2009

A revista "Diabetes Care" publica um estudo comprovando que os refrigerantes "diet" se bebidos diariamente aumentam significativamente o risco de desenvolver a diabetes do tipo 2 (diabete do adulto) ao predispor o organismo para o distúrbio metabólico.

O estudo não pesquisou especificamente os infectados pela hepatite C, mas faço o alerta devido ao fato já conhecido que indivíduos com hepatite C possuem um maior risco de apresentar o distúrbio metabólico e, em conseqüência, os refrigerantes "diet" podem vir a ser um fator a mais no aparecimento do sintoma.

O alerta realizado na Universidade de Ciências da Saúde do Texas, Estados Unidos, e resultado do estudo de coorte longitudinal "Multi-Ethnic Study of Atherosclerosis (MESA)" que demonstra a associação entre o consumo de refrigerantes "diet" e o risco adicional do aparecimento da diabetes tipo 2 entre os consumidores. O estudo realizado entre os anos 2000 e 2007 avaliava o nível de glicose em jejum, considerando a diabete tipo 2 quando encontrado acima de 126 mg/dl.

Comparando os participantes que bebiam diariamente refrigerantes "diet" com aqueles que não faziam uso, o risco de desenvolver diabete tipo 2 foi 67% superior entre os que bebiam refrigerantes "diet". O resultado era independente de outros fatores, como a circunferência da cintura, peso, idade, etc..

O resultado confirma dados relatados em um estudo anterior, o "ARIC - Atherosclerosis Risk in Communities"

Concluem os autores que o consumo diário de refrigerantes "diet" pode levar a alterações metabólicas e o aparecimento da diabete tipo 2.


MEU COMENTÁRIO:

Semana passada o "ovo", sempre declarado como o inimigo número 1 do colesterol foi absolvido da acusação e, agora os refrigerantes"diet" sempre vendidos como mais saudáveis que os que contem açúcar demonstram ser perigosos em relação ao aparecimento do diabetes.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Diabetes Care. Published online January 16, 2009.


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO