014_doen_relac_port

Fibromialgia - Um problema em infectados com hepatite

09/12/2013

Infectados com as hepatites B e C tendem ao longo da vida desenvolver a fibromialgia, uma síndrome não inflamatória caracterizada por dor generalizada nos tendões, ossos, rigidez ao acordar, fadiga e em alguns casos distúrbios do sono.

Afeta mais as mulheres, em especial as de meia idade, que os homens. A prevalência da fibromialgia na população em geral é estimada em 2%, já em indivíduos infectados com HIV/AIDS ou com as hepatites B e C a prevalência é bem superior. Em pessoas com hepatite B a prevalência é superior a encontrada em infectados com hepatite C. Um estudo já encontrou que 25% das pessoas com hepatite B tinham desenvolvido fibromialgia.

Os pesquisadores do estudo encontraram 23% de fibromialgia nos infectados com hepatite B inativa e de 21% nos infectados com hepatite B ativa.

Alertam os pesquisadores que o resultado confirma as evidencias de que vírus latentes podem causar doenças. O vírus pode estar inativo, mas assim mesmo provoca o desenvolvimento da fibromialgia.

MEU COMENTÁRIO

Será conveniente diagnosticar uma pessoa com fibromialgia?

Diversos estudos observaram que a pessoa que é informada que desenvolveu fibromialgia aumentam a intensidade dos sintomas. O diagnostico faz com que um grande número de pacientes fiquem obsessivos com as dores que outras pessoas simplesmente toleram com naturalidade.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
The prevalence of fibromyalgia among patients with hepatitis B virus infection - Mustafa Ozsahin, Ibak Gonen, Fatih Ermis, Murat Oktay, Fahri Halit Besir, Ali Kutlucan, Ahmet Sahin, andSafinaz Ataoglu - Int J Clin Exp Med. 2013; 6(9): 804-808. - Published online 2013 September 25


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO