018_doen_relac_port

O que é ascite?

05/07/2015

Ascite, em algumas regiões popularmente chamadas de "barriga de água" é a acumulação de fluido no espaço entre os tecidos que revestem o abdome e os órgãos da cavidade abdominal, entre eles o fígado, o baço e o estomago.

É normal uma pequena quantidade de fluido entre os tecidos para lubrificar o movimento dos órgãos que se movem dentro do abdome, mas o acumulo exagerado é o fenômeno chamado ascite. Em casos graves até 20 litros de fluido podem estar acumulados no abdome.

Não são somente as doenças que atacam o fígado que podem causar ascites, podemos citar algumas como a insuficiência cardíaca, inflamações dos rins, câncer, infecções em geral, também existem outras condições que podem provocar ascite.

Ascite provoca o aumento na circunferência em torno da barriga e isto pode ser suficiente para diagnosticar a ascite. Ante a suspeita de ascite o médico procura áreas abauladas no abdome e bate com os dedos nessas formações observando um som oco. A ultrassonografia ajuda a confirmar os resultados do exame físico das pessoas com ascite leve.

Ascite geralmente leva a problemas respiratórios (tais como falta de ar), desnutrição e fadiga extrema.

Embora a causa mais comum de ascite seja a cirrose, outras razões devem ser consideradas. Uma maneira que o médico pode fazer isso é através da remoção de uma amostra de fluido, utilizando uma agulha e enviá-lo para um laboratório para análise.

Ascite causada por doenças do fígado é impossível de curar porque exigiria a remoção da cirrose subjacente. No entanto, ascites leves podem ser eficazmente cuidadas através da restrição de sal na dieta para menos de 2 gramas por dia. Alcançar esse montante objetivo é relativamente difícil, porque normalmente requer uma mudança significativa nos hábitos alimentares, como evitar alimentos mais processados e a maioria dos alimentos preparados em restaurantes.

O seu médico provavelmente irá prescrever um medicamento diurético que faz com que você aumente sua micção. Se o seu ascite não é controlado por dieta ou medicação, seu médico pode escolher um procedimento chamado paracentese (que utiliza uma agulha para coletar fluido) ou usar um TIPS para ajudar a drenar o líquido.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base as seguintes fontes:
Bacon BR. Cirrhosis and Its Complications. In: AS Fauci, E Braunwald, DL Kasper, SL Hauser, DL Longo, JL Jameson, J Loscaizo (eds), Harrison's Principles of Internal Medicine, 17e. New York, McGraw-Hill, 2008. 1978-1979.

Glickman RM, Rajapaksa R. Abdominal Swelling and Ascites. In: AS Fauci, E Braunwald, DL Kasper, SL Hauser, DL Longo, JL Jameson, J Loscaizo (eds), Harrison's Principles of Internal Medicine, 17e. New York, McGraw-Hill, 2008. 266-268.


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO