019_doen_relac_port

Problemas que podem acontecer no nosso fígado

13/07/2015

Não somente a hepatite causa problemas no fígado, outras condições também comprometem o funcionamento do órgão.

1 - HEPATITE

É a inflamação do fígado, em geral é causada pelos vírus das hepatites A, B, C e D, mas também pode ter causas não infecciosas, como abuso de bebidas alcoólicas, doença auto-imune, uso de drogas, medicamentos, reações alérgicas, obesidade, etc..

2 - CIRROSE

A inflamação do fígado por qualquer causa se permanecer durante um longo período de tempo causa o que é chamado cientificamente de "cicatrizes", (cirrose). É normal um fígado cirrótico ficar endurecido e diminuído de tamanho. A cirrose avançada torna o fígado incapaz de funcionar.

3 - CÂNCER DE FÍGADO

O tipo mais comum é chamado de "carcinoma hepato celular" e em geral se desenvolve após a cirrose, mas em alguns casos, como nos infectados com hepatite B o câncer pode aparecer em fígados ainda sem cirrose.

4 - INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA

O fígado pode perder suas funções, o que é chamado de insuficiência hepática. Ocasionada por muitas causas, incluindo infecções por vírus, consumo excessivo de álcool, doenças genéticas e doenças auto-imunes.

5 - ASCITE

Uma das consequências da cirrose é a descompensação. O primeiro sintoma que aparece é a ascite, quando existe acumulação de fluido no espaço entre os tecidos que revestem o abdome o qual se torna distendido e pesado.

6 - CÁLCULOS BILIARES

Quando um cálculo biliar fica preso no ducto que faz a drenagem biliar pode acontecer uma infecção no ducto. Tratada a infecção a seguir é retirada a vesícula biliar.

7 - HEMOCROMATOSE

Quando o ferro se deposita em excesso no fígado o quadro é chamado de hemocromatose, prejudicando o órgão. O ferro também pode se depositar em o corpo todo, causando vários outros problemas de saúde.

8 - COLANGITE ESCLEROSANTE PRIMÁRIA

Doença rara, com causas ainda desconhecidas, provocando inflamação e cicatrizes nos ductos biliares do fígado.

9 - CIRROSE BILIAR PRIMARIA

Também um distúrbio raro que destrói lentamente os ductos biliares do fígado. Desenvolve-se eventualmente em fígados com cirrose.

E ainda outras de menor importância.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO