020_doen_relac_port

Dor na hepatite C

20/07/2015

Por ser uma doença assintomática a hepatite C é chamada de "assassina silenciosa". O fígado é formado por células que não têm nervos, por isso, não sente dor. No entanto, a falta de células nervosas não significa que o infectado não possa sentir uma pressão continua ou intermitente do lado direito da parte superior do abdome. Esse desconforto não significa que a hepatite está piorando.

A hepatite C pode causar dores em outras partes do corpo por culpa das chamadas manifestações extra-hepáticas, e mais frequentemente aparecem em:

- Dores musculares, conhecidas como "mialgia".

- Dores de estomago.

- Dores nas articulações sem inflamação, conhecidas como "astralgia".

Mas não devemos culpar imediatamente a hepatite C, pois essas dores são comuns em muitas condições médicas, por tanto, primeiro é necessário ter o diagnostico correto para saber qual o tratamento indicado.

Existe também a dor causada pela "crioglobulinemia" a qual pode se causada pelo vírus da hepatite C ou, também, por um problema auto-imune. Se causada pela hepatite C o corpo produz proteínas que se aglutinam no sangue, especialmente em dias frios, causando dor nas articulações. O tratamento da hepatite C melhora a crioglobulinemia.

Indivíduos com hepatite C e desordens auto-imunes como o lúpus e artrite reumatoide, se a dor é causada pela hepatite C, a cura da doença geralmente elimina as dores causadas pelo vírus.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO