021_doen_relac_port

Resultados do tratamento da hepatite C em pacientes com doença renal avançada

09/10/2015

MSD (Merck) anunciou a publicação na revista THE LANCET os resultados do estudo C-SURFER no tratamento da hepatite C em pacientes com doença renal avançada, em estágios 4 ou 5, oferecendo tratamento oral, sem ribavirina em infectados com o genótipo 1 incluindo pacientes nunca antes tratados e pacientes não respondedores a um tratamento anterior.

Os dados do ensaio clínico de fase 3 avaliando um esquema de uma pílula ao dia de um tratamento combinando elbasvir e grazoprevir durante 12 semanas. Após 12 semanas do final do tratamento dos 116 pacientes, 115 se encontravam negativados, o que é considerado a cura da hepatite C em 99% dos tratados.

Participaram do estudo pacientes afro-americanos, pacientes em hemodiálise e pacientes com o IL28B genótipo não-CC.

Os efeitos adversos observados foram similares entre os que receberam o medicamento e os que receberam um placebo, sendo dor de cabeça, náuseas e fadiga.

MEU COMENTÁRIO

Indivíduos com doença renal crônica avançada quando infectados com hepatite C apresentam complicações e um risco maior da perda da função do rim, falha no transplante renal e maior risco de morte.

Até o momento não existia um tratamento eficaz para tratar tais pacientes. O tratamento combinando elbasvir e grazoprevir passa a ser a boa notícia para as pessoas com doença renal crônica.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Release da Merck & Co. - http://www.businesswire.com/news/home/20151005006557/en/#.VhajruxViko


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO