023_doen_relac_port

Hepatite C e crioglobulinemia

21/03/2016

A Crioglobulinemia é uma doença vascular caraterizada pela presença de proteínas anormais no sangue chamadas de crioglobulinas (anticorpos). Essas proteínas anormais tornam-se espessas e sólidas quando de temperaturas frias. Quando elas engrossam podem provocar complicações que vão desde erupções cutâneas à insuficiência renal. A Crioglobulinemia causa lesões na pele (púrpura), dor nas articulações das mãos e dos pés e danos aos nervos periféricos (neuropatia periférica).

A prevalência de crioglobulinemia mista em pacientes infectados com hepatite C é elevada, porém é infrequentemente detectada. A infecção por vírus da hepatite C tem demonstrado associação com a crioglobulinemia essencial mista. Diversos estudos estimam que entre 36% a 54% dos pacientes com infecção crônica pela hepatite C têm crioglobulinas detectáveis no soro.

Para entender: CRIOGLOBULINEMIA MISTA - É uma vasculite sistêmica. Pacientes apresentam fadiga, artralgia/artrite, púrpura, necrose de pele nas áreas expostas, hepatoesplenomegalia e doença renal. As manifestações clínicas da doença renal podem incluir hematúria, proteinúria, inclusive nefrótica, e insuficiência renal moderada em 50% dos casos. Há crioglobulinas circulantes, mais frequentemente do tipo II (essencial mista) e, eventualmente, mista tipo III. Os níveis de complemento são geralmente baixos, mais intensamente de C4 e menos de C3. (Fonte Sociedade Brasileira de Hepatologia - http://www.sbhepatologia.org.br/artigos?id=57 )

O tratamento com os novos medicamentos de ação direta não só cura a hepatite C, mas também pode reduzir rapidamente a gravidade de uma das manifestações extra-hepáticas mais problemáticos da doença, a crioglobulinemia mista.

Os consensos e protocolos de tratamento da hepatite C priorizam o tratamento para os infectados que estão diagnosticados com crioglobulinemia, independentemente do grau de fibrose.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO