024_doen_relac_port

As complicações da hepatite C
A cura da hepatite C também conseguirá curar as doenças extra-hepáticas?

28/03/2016

Pensar que curando a hepatite C passamos a ter um fígado zero quilometro e nenhum outro problema de saúde associado a hepatite passada estará cometendo um grande erro. A hepatite C afeta diretamente o fígado, mas às vezes também é associada a diversas doenças extra-hepáticas (fora do fígado). Muitos estudos científicos comprovam essa associação.

Algumas doenças associadas com o vírus da hepatite C que podem causar transtornos aos infectados são bem conhecidas, entre elas o desenvolvimento do diabetes tipo 2, a cirrose, o câncer de fígado e alguns distúrbios oculares. Mas o tempo em que o vírus da hepatite C permaneceu no organismo pode ser responsável por desencadear doenças do sangue, doenças e condições autoimunes, doenças de pele e doenças renais.

Entre as doenças do sangue temos a crioglobulinemia (muitos dos tratados com interferon curavam a crioglobulinemia, mas ainda não se sabe se os medicamentos livres de interferon produzem o mesmo efeito), o sistema imunológico pode ser afetado e o paciente desenvolver um linfoma não-Hodgkin de células B. E nos infectados com o genótipo 2 pode acontecer a gamopatia monoclonal.

Já entre as doenças autoimunes que a hepatite C pode provocar a mais comum é o hipotireoidismo, a sialadenite (inflamação das glândulas salivares) e a purpura trombocitopênica auto-imune (distúrbio que causa hematomas e sangramentos sob a pele).

Também doenças de pele estão associadas a hepatite C, entre elas a porfiria cutânea tarda, vasculite e líquen plano.

Os rins podem ser afetados, desenvolvendo doenças perigosas como a Glomerulonefrite Membranoproliferativa.

UM ALERTA!

Até o final do ano com a utilização dos novos medicamentos livres de interferon milhares estarão curados da hepatite C, mas com a cura não acabam todos os problemas de saúde do organismo. Novas doenças podem aparecer, algumas delas provavelmente relacionadas a infecção da hepatite C já curada, assim, é bom continuar se informando permanentemente sobre o que de novo acontece e se descobre em relação a hepatite C e seus desdobramentos.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO