007_efeitos_port

A fadiga é causada somente pela hepatite?

16/04/2012

É comum indivíduos infectados com a hepatite C reclamar que sentem fadiga por culpa da infecção. Mas será que a culpada por tudo aquilo que acontece no ser humano é a hepatite C?

Se a hepatite C for à causa de todos os males nas pessoas infectadas não deveriam sequer jogar na loteria, pois a culpada por não acertar o número também deve ser a hepatite C.

Mas sem piadas vamos ver algumas causas comuns que provocam fadiga.

Causa nº 1 - Falta de horas de sono. Lembre que adultos devem dormir entre 7 e 8 horas por noite.

Causa nº 2- Apnéia. Alguns pensam que estão dormindo o suficiente, mas a apnéia do sono interrompe a respiração durante a noite e a cada interrupção acorda por um momento, mas você pode não estar ciente disso. Em geral é o parceiro quem diagnostica a apneia ao observar os sobressaltos que acontecem varias vezes por noite.

Causa nº 3 - Alimentação inadequada causa fadiga. Leve uma alimentação leve, balanceada e saudável.

Causa nº 4 - Anemia. Em infectados com hepatite C que não se encontram em tratamento a anemia por falta de ferro provoca cansaço, mas também pode ser ocasionada por hemorragias ou pela menstruação no caso das mulheres.

Causa nº 5 - Depressão. Um transtorno emocional, mas contribui para muitos sintomas físicos como fadiga, dores de cabeça e perda de apetite.

Causa nº 6 - Hipotireoidismo. Quando a glândula está hipoativa o metabolismo funciona lentamente, você pode sentir fadiga.

Causa nº 7 - Cafeína em excesso. O café melhora a atenção e concentração em doses moderadas. Mas em excesso pode aumentar a freqüência cardíaca, pressão arterial e agitação, provocando fadiga. Diminua a ingestão de café, chá, chocolate, refrigerantes e outros medicamentos que contenham cafeína, mas parar de repente poderá provocar mais cansaço.

Causa nº 8 - Infecção urinária. Em alguns casos, a fadiga pode ser o único sinal. Um teste de urina pode confirmar rapidamente a existência da infecção.

Causa nº 9 - Diabetes. Se você tem fadiga persistente, inexplicável, pergunte ao seu médico para realizar o teste para o diabetes.

Causa nº 10 - Desidratação. Seu cansaço pode ser um sinal de desidratação. Se você está com sede, você já está desidratado. Beba água durante todo o dia para a sua urina ficar de cor clara.

Causa nº 11 - Doença Cardíaca. Quando ocorre a fadiga durante atividades diárias, como limpar a casa, ele pode ser um sinal de que seu coração está com algum problema. Consulte um cardiologista.

Causa nº 12 - Trabalho noturno. Trabalhar de noite ou em turnos rotativos pode perturbar seu relógio biológico. Você pode se sentir cansado ao acordar. Poderá ter dificuldade para dormir durante o dia.

Causa nº 13 - Alergia aos alimentos. Se sua fadiga se intensifica após as refeições, você poderia ter uma intolerância leve a algo que você está comendo, não o suficiente para causar prurido ou urticária, apenas o suficiente para torná-lo cansado.

Causa nº 14 - Fibromialgia e Síndrome da Fadiga Crônica. Se sua fadiga dura mais de seis meses e é tão grave que você não pode controlar suas atividades diárias um quadro de Fibromialgia ou de Síndrome da Fadiga Crônica é uma possibilidade. Ambos podem ter vários sintomas, mas a exaustão persistente, inexplicável é um dos principais.

Causa nº 15 - Idade. À medida que passam os anos não possuímos mais o mesmo vigor da juventude. A idade é um fator importante a ser considerado.

FINALIZANDO:

Podemos então culpar a coitada da hepatite C pela fadiga que estamos sentindo?

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO