008_efeitos_port

As infecções durante o tratamento são causadas pelo interferon?

17/10/2011

Um estudo realizado na China e publicado no "European Journal of Gastroenterology & Hepatology" coloca em risco um dos consensos relacionados as infecções que podem acontecer durante o tratamento da hepatite C. É normalmente aceito que a baixa dos neutrófilos (neutropenia ou leucopenia) que são as células brancas do sangue seriam os responsáveis por colocar o paciente em risco de infecções.

O estudo retrospectivo foi realizado incluindo 399 pacientes tratados com interferon peguilado e ribavirina, investigando a ocorrência de infecções e os identificando por análise multivariada com a fonte de risco em cada caso.

Durante o tratamento a neutropenia com uma contagem de neutrófilos inferior a 1.500/mm3 ocorreu em 251 pacientes, assim divididos conforme o grau de neutropenia:

- Neutropenia leve com uma contagem entre 750 e 1.500/mm3 ocorreu em 132 pacientes,

- Neutropenia moderada, entre 500 e 750/mm3 ocorreu em 103 pacientes e,

- Neutropenia grave, com contagem abaixo dos 500/mm3 afetou 16 pacientes.

Aconteceram infecções de diversos tipos em 80 pacientes (20,1% do total de pacientes), sendo que em 14 casos, ou 17,5% das infecções, os casos foram considerados graves.

Curiosamente não foi observada diferença significativa na taxa de infecção entre pacientes com ou sem neutropenia moderada e grave, sendo encontrada em 21% dos que apresentaram neutropenia moderada ou grave e, em 19,6% dos pacientes que não tiveram neutropenia.

Também não houve diferença significativa na taxa de infecção entre pacientes com e sem redução da dose de interferon peguilado. Entre os que receberam a dosagem total as infecções atingiram 21,5% dos pacientes e, entre os que tiveram a dosagem reduzida as infecções atingiram 19,2% dos pacientes.

Ao realizar uma análise de regressão logística multivariada os pesquisadores encontraram que as infecções atingiam mais pessoas de maior idade (21%), os pacientes com cirrose (12%) e os pacientes diabéticos (4%).

Concluem os autores que as infecções que acontecem durante o tratamento da hepatite C com interferon pegilado não estão associadas à neutropenia. Os fatores independentes associados às infecções são a idade, a cirrose e o diabetes.

Meu comentário:

Será que os resultados deste estudo derrubam um conceito largamente aceitado o transformando num mito?

Explicando sobre Neutropenia ou Leucopenia

Neutropenia é a redução do número de leucócitos no sangue. Como os neutrófilos são as células brancas constituem a maior porcentagem dos leucócitos, as modificações do seu número é que são as responsáveis principais pelas variações do número global de leucócitos.

Neutropenia é às vezes chamada (erroneamente) de leucopenia ("déficit de células brancas no sangue"), devido aos neutrófilos serem as células brancas mais abundantes no sangue, mas neutropenia é considerada um subtipo de leucopenia como um todo.

Uma diminuição do número de neutrófilos até 1.000/mm3 em indivíduos sãos habitualmente não gera riscos. Uma queda abaixo desse número aumenta o risco de infecção, estando os indivíduos com valores abaixo de 500/mm3 em risco de infecções recorrentes.

A neutropenia é comumente definida, em adultos e crianças acima de um ano, como a redução dos neutrófilos circulantes para valores absolutos abaixo de 1.500/mm3 em indivíduos brancos e 1.000/mm3 em negros.

Quanto à gravidade, as neutropenias são classificadas em discretas (1.000 a 1.500 neutrófilos/mm3), moderadas (500 a 1.000/mm3) e graves (abaixo de 500/mm3).

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
The study of relationship between neutropenia and infection during treatment with peginterferon ? and ribavirin for chronic hepatitis C. - Yu JW, Sun LJ, Zhao YH, Kang P, Yan BZ. - European Journal of Gastroenterology & Hepatology. 2011 Oct 1. - Department of Infectious Diseases, Second Affiliated Hospital, Harbin Medical University, Harbin, China.


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO