010_efeitos_port

Desmitificando mais um efeito adverso do tratamento da hepatite C - Tiroidismo

22/01/2011

Complicações na glândula tireóide é uma complicação comum durante o tratamento da hepatite C com interferon que atinge um pequeno número de pacientes, especialmente as mulheres.

Tal efeito adverso é observado durante o tratamento, mas muito pouco ainda se conhece se o problema continua de forma permanente anos depois de finalizado o tratamento. Um estudo que acaba de ser publicado na revista "Thyroid Research" fez o acompanhamento durante três anos após o final do tratamento da hepatite C de 18 pacientes que durante o tratamento desenvolveram exclusivamente tireoidite (hipertireoidismo ou hipotireoidismo).

Diversos exames eram realizados para o acompanhamento dos pacientes incluídos no estudo, como o do hormônio estimulante da tireóide (TSH - tirotropina), Tetraiodotironina ou tiroxina (T4), triiodotironina (T3) e auto-anticorpos antinucleares (ANA), antimúsculo liso (anti-ML) e antimitocôndria (anti-Mc).

O resultado após três anos de acompanhamento de todos os pacientes surpreende já que nenhum dos pacientes apresentou qualquer doença da tiróide a longo prazo. Todos os auto-anticorpos diminuiram apresentando ao final do estudo níveis dentro dos valores de referencia.

Concluem os autores que a longo prazo a tiroidite induzida pelo interferon era benigna, porem alertam que serão necessários estudos de acompanhamento a serem realizados com um maior número de pacientes para comprovar o achado.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
The natural history of interferon-alpha induced thyroiditis in chronic hepatitis C patients: A long term study - Huy A Tran, Tracey L Jones, Elizabeth A Ianna and Glenn E M Reeves - Thyroid Research 2011, 4:2


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO