016_efeitos_port

Problemas de visão durante o tratamento

31/05/2005

Problemas na visão não são freqüentes durante o tratamento da hepatite C, porem, sabem acontecer em um pequeno número de pacientes. Quando o paciente sentir qualquer anormalidade na visão, como uma diminuição da mesma, observar pontos que parecem pular ou sentir a vista embaçada, numa espécie de nuvem, deverá comunicar o fato imediatamente a seu médico e consultar um oftalmologista.

As bulas dos interferons peguilados advertem que problemas oculares poderão acontecer durante seu uso. Informam nas bulas que poderá acontecer uma diminuição ou perda de visão, retinopatia, inclusive edema macular, trombose de veia, hemorragias e a formação das chamadas bolas de algodão, as quais podem ser induzidas pelo medicamento.

Todos os pacientes deviam receber um exame de olhos antes de iniciar o tratamento. Um exame de fundo de olhos poderá prever e evitar complicações que podem aparecer durante o tratamento. Os pacientes com histórico de diabetes ou hipersensibilidade visual deveriam ser acompanhados periodicamente durante todo o tratamento por um oftalmologista. O tratamento deverá ser interrompido nos pacientes que desenvolvem distúrbios oftalmológicos.

A idade parece ser um fator fundamental, se observando maiores problemas de visão durante o tratamento nos pacientes mais velhos.

Um outro efeito colateral do interferon e a desidratação que acontece no organismo, provocando uma diminuição de todos os fluido lubrificantes, como a saliva, fluidos vaginais e diminuição das lagrimas. Olhos secos podem provocar irritação.

Poderão ser receitados medicamentos chamados de "lagrimas artificiais", mas sem duvida o melhor medicamento para combater o desagradável efeito colateral da desidratação e a água. Não existindo contra-indicação (pessoas que acumulam fluidos) devem beber durante todo o tratamento um mínimo de três litros de água por dia, em intervalos regulares.

O efeito conseguido pela ingestão da água será a diminuição de praticamente todos os efeitos colaterais e grandioso. Faça a experiência!



Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO