018_efeitos_port

Conselhos aos infectados

05/08/2013

- Ter mais medo dos efeitos dos medicamentos que dos efeitos da doença é prejudicial à saúde.

- Não tratar significa perder a oportunidade de curar.

- Nunca inicie o tratamento se não está disposto a enfrentar o que for para chegar até o final.

- Antes de iniciar o tratamento avalie se os efeitos poderão afetar sua situação financeira, a situação no trabalho, o relacionamento social ou a relação familiar. Tenha definidas formas de contornar qualquer situação.

- Lembre que um infectado com hepatite C geralmente não sente qualquer sintoma, mas sintomas causados pelos medicamentos poderão aparecer durante o tratamento. Parece que a gente ficou doente de repente.

- Se o médico indicar interromper o tratamento não insista em continuar, pois estará colocando em risco a sua vida.

- O paciente é o responsável em grande parte pelo sucesso. Se não tiver aderência respeitando dosagens e horários de tomar os medicamentos à possibilidade de cura será difícil de ser conseguida.

- Todos os métodos de biopsia apresentam uma margem possível de erro, seja a biopsia percutânea, por vídeo-laparoscopia, Fibroscan, Fibrotest, APRI, etc.. Somente com o fígado inteiro na mesa do patologista é possível fazer um laudo 100% correto, mas isso só é possível após a morte do paciente.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO