021_efeitos_port

Cuidando da pele nos infectados com hepatite C

17/02/2014

A hepatite C desidrata o organismo e quando do tratamento com interferon a desidratação fica ainda maior, causando problemas dermatológicos, como erupções, coceiras, pele seca, etc.. O que podem fazer os infectados com hepatite C estejam ou não em tratamento antiviral?

Poucas coisas são tão boas quanto a água para manter a pele hidratada. Beber todos os dias a intervalos regulares entre 2 e 3 litros de água é uma indicação popular que não necessita receita médica, mas que é um excelente remédio.

Navegando na internet são encontradas milhares de páginas vendendo suplementos, ervas e vitaminas anunciando serem ótimas para ajudar a manter a pele saudável, mas uma alimentação balanceada e correta vai suprir todos os elementos necessários sem necessidade de tomar suplementos, ainda, tendo a certeza que os nutrientes encontrados na alimentação são absorvidos pelo organismo, enquanto que os suplementos ainda deixam duvidas ao respeito.

O Selênio é muito recomendado, sendo encontrado facilmente em castanhas, cogumelos, camarão, cordeiro e peixes como o pargo, bacalhau, linguado, atum e salmão, também na carne vermelha cozida, carne de peru, ostras, sardinha, caranguejo, e massas de trigo integral.

A tão divulgada venda de capsulas de Coenzima Q10 (CoQ10), um poderoso antioxidante que a sua produção pelo organismo diminui com o envelhecimento ou por causa de algumas doenças relacionadas a idade pode ser reporto comendo peixes (como salmão e atum), aves, fígado, e cereais integrais.

Não será necessário tomar suplementos de vitamina A, para suprir a quota diária basta uma laranja, uma cenoura, ou uma fatia de melão, encontrada também em ovos e laticínios de baixo teor de gordura.

A vitamina C ajuda a proteger a pele do sol e ajuda a proteger dos danos causados pelos radicais livres. Ela é encontrada em abundancia no pimentão vermelho, frutas cítricas, mamão, kiwi, brócolis, verduras, e couves de Bruxelas.

E a famosa vitamina E que também é antiinflamatória e aumenta a imunidade é encontrada em boa quantidade nos óleos vegetais, nozes, sementes, azeitonas, espinafre, aspargos, azeitonas e em menor quantidade nas verduras.

Os antioxidantes podem ser encontrados em todos os tipos de alimentos, especialmente frutas e legumes coloridos, como frutas, tomates, damascos, beterraba, abóbora, espinafre, batata-doce, tangerina, pimentão e feijão.

Os ácidos graxos essenciais, como ômega-3 e ômega-6 são gorduras necessárias que ajudam a deixar a pele mais suave e mais jovem. Boas fontes de ácidos graxos essenciais incluem os óleos de oliva e canola, linhaça, nozes e peixes de água fria, como salmão, sardinha e cavala.

O chá verde pode ser a coisa mais próxima de um elixir mágico que a natureza pode oferecer para a sua pele. Você pode encontrar o chá verde em cápsulas e cosméticos, mas por que não ir direto à fonte e tomar duas ou três xicaras de chá verde ao dia, como os chineses fazem há milhares de anos?

Problemas de pele durante o tratamento com interferon

É gostoso tomar banho com água quente, mas a água quente não é uma boa idéia para a pele seca. Tome banho simplesmente morno o com água fria. A água quente vai tirar da pele a oleosidade natural, aumentado o ressecamento.

Após o banho seque delicadamente e passe um hidratante pelo corpo.

Use sabonetes e shampoo suaves ou para crianças.

Durante o tratamento evite esfoliar a pele ou utilizar adstringentes feitos com álcool, pois a pele ficará mais seca ainda.

Fazer a barba pode irritar a pele seca. O melhor momento para fazer a barba é depois de tomar o banho de chuveiro já que os pelos ficam mais macios após o banho, facilitando o barbear.

Use sempre que estiver exposto ao sol um protetor solar adequado e um chapéu de abas largas para proteger o pescoço, orelhas e olhos.

No verão use topas soltas de preferencia de tecidos naturais como algodão, linho, etc..

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO