022_efeitos_port

A hepatite C afeta a massa muscular

26/07/2014

Foi publicado no "Journal of Viral Hepatitis" estudo que comprova uma associação entre a infecção pelo vírus da hepatite C e baixa massa muscular em adultos infectados.

Uma baixa massa muscular afeta a qualidade de vida do indivíduo e pode levar a piores resultados em aqueles com infecções crônicas. Pesquisadores dos Estados Unidos avaliaram se a infecção com hepatite C afeta a massa muscular.

Analisando dados de 18.513 adultos foi medida a massa muscular de adultos sadios sem doenças crônicas, e de adultos infectados com hepatite C. O resultado mostrou que entre os adultos sadios 6,7% apresentavam baixa massa muscular, já entre os adultos com hepatite C, 13,8% apresentavam baixa massa muscular. A perda de massa muscular também aconteceu mesmo na ausência de fibrose avançada.

Concluem os pesquisadores que adultos infectados com hepatite C perdem massa muscular em maior grau que adultos considerados sadios

MEU COMENTÁRIO

Não é nada agradável perder massa muscular, pois isso afeta a qualidade de vida em praticamente todas as atividades de uma pessoa, portanto, realizar exercícios que objetivem manter ativos os músculos passa a ser importante nos infectados com hepatite C para enfrentar melhor a doença.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Association between chronic hepatitis C virus infection and low muscle mass in US adults - C. Gowda, C. Compher, V. K. Amorosa, and V. Lo Re III - Journal of Viral Hepatitis - Article first published online: 2 JUL 2014 - DOI: 10.1111/jvh.12273


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO