012_epidemi_port

1,3 milhões morrem a cada ano por culpa das hepatites B e C

06/11/2013

Pesquisadores da Austrália apresentaram no Congresso Americano de Fígado - AASLD 2013 - um estudo sobre as causas que no mundo todo provocam câncer no fígado, encontrado que acontecem anualmente 1,75 milhões de mortes por causa do câncer o fígado.

As hepatites B e C são responsáveis por dois terços dessas mortes, o que representa 1,3 milhões de mortes por culpa das hepatites, número comparável às mortes por AIDS, tuberculose ou malaria.

De acordo com o estudo, a doença hepática crônica é uma das principais causas de mortalidade humana. As hepatites B e C são responsáveis por 71% das mortes por câncer de fígado e por 58% das mortes por cirrose, enquanto que o álcool é responsável por 25% de todas as mortes causadas por câncer de fígado e cirrose.

A hepatite C causa o maior número de mortes nos Estados Unidos e países ocidentais enquanto a hepatite B causa mais mortes na China e Índia.

Este foi o primeiro estudo a classificar as mortes atribuíveis à hepatite viral, álcool e outros problemas que levam à cirrose ou câncer no fígado, possibilitando conhecer de forma especifica a carga de mortes de cada condição, permitindo aos gestores de saúde dar prioridade a ações especificas para abordar cada uma delas na sua região ou país. Uma estratégia global igual para todos os países não pode ser aplicada.

MEU COMENTÁRIO

Em alguns países o abuso de bebidas alcoólicas ainda é um problema que é fácil de observar e encontrar os usuários, mas nas hepatites B e C que são as principais responsáveis por mortes por cirrose e câncer de fígado o principal problema é que aproximadamente 90% dos infectados desconhecem sua condição. Isso é o que está ocasionando o aumento enorme nas mortes.

Somente com campanhas de longo alcance para conscientizar sobre as hepatites e incentivar o diagnostico é que poderá se realizar um enfrentamento efetivo da maior epidemia que assola a humanidade.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Apresentação oral no AASLD 2013


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO