014_epidemi_port

Mortes no mundo causadas por cirrose e câncer de fígado

01/12/2013

As mortes no mundo causadas pela cirrose e câncer de fígado continuam a aumentar. Em 2010 já eram 1,75 milhões, sendo a hepatite B responsável pela maioria, seguidas pelas mortes causadas pela hepatite C e em terceiro lugar pelo abuso no consumo de bebidas alcoólicas.

Em relação as hepatites B e C se considerarmos que o número de infectados com hepatite C é o dobro que os infectados com hepatite B é possível deduzir que proporcionalmente a hepatite C mata mais que a hepatite B.

Ironicamente a hepatite B dispõe de uma excelente vacina para evitar novas contaminações e a hepatite C dispõe de medicamentos que conseguem curar a maioria dos que recebem tratamento.

Mas o mundo demorou muito em tomar consciência que as hepatites B e C juntas representam a maior epidemia já enfrentada pela humanidade, pior ainda, a maioria dos países não estão enfrentando com a devida responsabilidade o combate as hepatites, muitos estão simplesmente ignorando os infectados, tentando esconder o problema da população.

Ficamos por anos sentados acima de uma bomba viral com o pavio acesso, agora ela está explodindo. Mas ainda é tempo de arregaçar as mangas e enfrentar o problema, sendo necessário encontrar onde estão os infectados, realizando campanhas de amplo alcance, não somente em determinadas datas e sim de forma definitiva.

Encontrando os infectados será possível oferecer cuidados e tratamento sempre que necessário. Na prevenção da hepatite B a vacinação deveria ser universal.

Os números são assustadores:

- 750.000 mortes a cada ano por culpa do câncer de fígado.

- 1.030.000 mortes a cada ano por culpa da cirrose no fígado.

- Total de mortes aumentou de 1,25 para 1,75 milhões no ano.

- Uma proporção crescente de mortes devido ao câncer de fígado.

- A hepatite B está associada a 45% das mortes por câncer de fígado e 30% das mortes por cirrose.

- A hepatite C está associada a 26% das mortes por câncer de fígado e 28% das mortes por cirrose.

- O consumo abusivo de álcool está associado a 20% das mortes por câncer de fígado e 27% das mortes por cirrose.



Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
The global burden of liver disease attributable to hepatitis B, hepatitis C, and alcohol: increasing mortality, differing causes - Benjamin Cowie & Jennifer MacLachlan - AASLD 2013 - Session Parallel 2: Epidemiology of Viral Hepatitis - ID: 1738272
- Epidemiology Unit, WHO Regional Reference Laboratory for Hepatitis B, VIDRL Victorian Infectious Diseases Service, Royal Melbourne Hospital Department of Medicine, University of Melbourne


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO