028_epidemi_port

Finalmente, os infectados são ouvidos para classificar a gravidade das hepatites B e C

05/06/2017

Acaba de ser publicada na revista "BMC Medicine" as definições de consenso que os sistemas de vigilância epidemiológica dos países deveriam seguir como definição comum para permitir comparar dados epidemiológicos entre países e tendências a serem monitoradas ao longo do tempo.

O importante dessas definições é que pela primeira vez foram realizadas conjuntamente entre os pesquisadores, sociedades médicas e pacientes.

São colocadas duas definições de consenso sobre a doença hepática avançada e tardia. Essas definições podem ser utilizadas para avaliar a morbidade causada pelas hepatites B e C.

Foram acordadas duas definições:

1 - DOENÇA HEPÁTICA AVANÇADA:

A apresentação com hepatopatia crônica causada por hepatite viral crônica para tratamento médico é definida como um paciente com hepatite B e C crônicas e fibrose significativa (igual ou maior a F3 avaliada por uma pontuação APRI maior que 1,5, FIB-4 maior que 3,25, Fibrotest maior que 0,59 ou, alternativamente, elastografia transitória (FibroScan®) maior que 9,5 kPa ou biópsia hepática igual ou superior a Metavir F3 sem tratamento antiviral prévio.

2 - DOENÇA HEPÁTICA TARDIA:

A doença hepática tardia causada por hepatite viral crônica é clinicamente definida pela presença de cirrose descompensada (pelo menos um sintoma de: icterícia, encefalopatia hepática, ascite clinicamente detectável, sangramento de varizes) e / ou carcinoma hepatocelular (câncer de fígado).

Concluem os autores que existem tratamentos eficazes e bem tolerados tanto para a infecção pela hepatite B como para a hepatite C o que melhoraram muito a capacidade de tratar pacientes com sucesso, especialmente se forem diagnosticados precocemente o que evita a progressão da doença e a possibilidade de transmissão. Para muitos, o tratamento pode prevenir a progressão da doença hepática para a cirrose hepática, e pode até reverter a fibrose hepática existente.

O texto completo das definições é encontrado em https://bmcmedicine.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12916-017-0856-y

MEUS COMENTÁRIOS

A definição de DOENÇA HEPÁTICA AVANÇADA é referente ao subgrupo de infectados que estão em risco iminente de complicações graves, devendo receber tratamentos de forma imediata. Esta fase da doença é quando o diagnóstico é feito por diversos exames, acima listados.

A definição de DOENÇA HEPÁTICA TARDIA é extremamente importante porque são referentes a infectados que necessitam de forma imediata de cuidados especiais pela gravidade do avanço da doença devido a que não foram diagnosticados precocemente. A definição para esta fase da doença é feita apenas pelos sintomas clínicos, sem necessidade de exames sofisticados

Fico feliz que sociedades médicas e pesquisadores tenham convocado representantes dos infectados para por consenso realizar as definições de doença hepática avançada ou tardia já que ninguém melhor que os próprios infectados para conhecer o que é sentido pelo paciente.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Late presentation of chronic viral hepatitis for medical care: a consensus definition - Stefan Mauss, Stanislas Pol, Maria Buti, Erika Duffell, Charles Gore, Jeffrey V. Lazarus, Hilje Logtenberg-van der Grient, Jens Lundgren, Antons Mozalevskis, Dorthe RabenEmail author, Eberhard Schatz, Stefan Wiktor, Jürgen K. Rockstroh and on behalf of the European consensus working group on late presentation for Viral Hepatitis Care - BMC Medicine201715:92 - DOI: 10.1186/s12916-017-0856-y


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO