002_esteatose_port

Você sabe se tem esteatose? (Depósitos de gordura no fígado)

02/03/2013

A esteatose é o acumulo de gordura no fígado, uma condição que provoca inflamação, fibrose e em alguns casos pode levar a cirrose e o câncer de fígado.

Muitos ainda consideram que a esteatose é causada somente pelo abuso de bebidas alcoólicas, quando é chamada de esteatoses alcoólica, mas existem outras causas que também causam esteatose, as quais são chamadas de esteatose não alcoólicas.

Mas essa é uma classificação médica, para você simples leitor o que importa é ter ou não ter a gordura no fígado que causa a esteatose, então vou colocar alguns pontos ou mitos com os quais você poderá suspeitar (sem ter total certeza) se pode estar com alguma esteatose ou não ter nenhum problema com a gordura no fígado.

SINAIS DE ALERTA:

1 - A esteatose é mais frequente em mulheres que em homens.

2 - Não sempre é ocasionada pelo abuso de bebidas alcoólicas.

3 - Pessoas acima de peso ideal podem desenvolver esteatose.

4 - A pressão alta (hipertensão) também pode ocasionar esteatose.

5 - O colesterol elevado é um indicador de que a pessoa também pode ter esteatose.

6 - Se a glicose está acima do nível a possibilidade de acumular gordura no fígado aumenta, assim, a esteatose já pode estar presente.

7 - A esteatose não é uma doença hereditária, mas se existe histórico de casos na família é provável que exista uma predisposição genética para desenvolver esteatose.

OUTRAS POSSIBILIDADES:

- Alimentação gordurosa e a chamada comida lixo (fast food) são agentes que podem causar esteatose.

- Alterações nos resultados dos exames de função hepática indicam atividade enzimática no fígado, podendo ser resultado da gordura no fígado acumulada pela esteatose.

SINTOMAS:

- A maioria das pessoas com esteatose não apresenta sintomas nas fases iniciais, quando os depósitos de gorduras são mínimos.

- Fadiga persistente e/ou incomodo (mal-estar) do lado direito superior do abdome indicam inflamação do fígado, o que pode, entre outras causas, ser um sinal de esteatose mais avançada.

TRATAMENTO:

- Não existem medicamentos para tratamento da esteatoses.

- Evite o consumo de bebidas alcoólicas.

- O tratamento consiste em uma alimentação balanceada, diminuindo açucares, gorduras e carbo-hidratos (pão, massas, batatas, arroz, etc.).

- A pessoa com esteatose deve praticar uma atividade física aeróbica continua pelo menos cinco dias da semana com duração entre 30 e 60 minutos diariamente.

- Aumente o consumo de verduras, legumes, frutas e iogurte.

- Faça uma dieta devagar até conseguir chegar a seu peso ideal. Nunca, absolutamente nunca, faça uso de medicamentos ou suplementos para emagrecer, eles podem aumentar o acumulo de gordura no fígado.

CONSEQUÊNCIAS DA ESTEATOSE:

- De cada 100 pessoas com esteatose somente umas 20 desenvolverão alguma fibrose, a qual pode evoluir para a cirrose ou a um câncer no fígado. Parece uma boa notícia, mas 20% de probabilidades é uma coisa muito alta quando falamos de saúde.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO