006_esteatose_port

Exercícios aeróbicos melhoram o fígado com esteatose (gordura no fígado)

02/05/2011

Caminhar sem interrupções numa esteira o una rua durante uma hora todos os dias podem retardar a progressão do deposito de gordura no fígado e até chegar a diminuir, nos casos em que a esteatose não foi causada pelas bebidas alcoólicas.

O beneficio é maior para pessoas obesas com progressão para se tornarem diabéticas. O exercício aeróbico melhora o metabolismo do organismo e diminui a formação de radicais livres produzidos pela oxidação da gordura existente no fígado.

O estudo realizado por pesquisadores do Departamento de Patobiología Lerner do Instituto de Pesquisa Clínica de Cleveland, nos Estados Unidos, está comentado num editorial da Federação de Sociedades Americana de Biologia Experimental (Federation of American Societies for Experimental Biology -FASEB).

O resultado encontrou que caminhar diariamente, de forma continua durante uma hora, aumenta a sensibilidade à insulina e melhora o estado do fígado e dos lipídios poliinsaturados.

Os pesquisadores informam que a melhoria está relacionada com o aumento do hormônio adiponectina, a qual influi na resposta do organismo a ação da insulina e, ainda, está associada a um risco menor de problemas cardíacos devido às propriedades antiinflamatórias.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO