007_esteatose_port

Hepatite C e gordura no fígado (esteatose) - Um casamento perigoso

21/02/2011

A esteatose (gordura no fígado) é comumente encontrada em indivíduos infectados com hepatite C, e a sua prevalência é muito superior daquela encontrada em infectados com hepatite B ou na população em geral.

Existe alguma correlação entre o vírus da hepatite C e o acumulo de gordura no fígado, em especial quando a infecção é causada pelo genotipo 3. Mas também a esteatose pode ser provocada (ou aumentada) pelo consumo abusivo de bebidas alcoólicas, por um índice alto de massa corporal (IMC), pela obesidade, pelo colesterol, pela síndrome metabólica e pela diabete, na qual a resistência a insulina desempenha um papel importante.

Infectados com hepatite C que apresentam esteatose (gordura no fígado) estarão evoluindo mais rapidamente no quadro de fibrose e apresentam maior possibilidade de desenvolver câncer no fígado. Ainda, a resposta terapêutica ao tratamento da hepatite C será significativamente menor.

Pesquisadores estão estudando se o tratamento da hepatite C com interferon peguilado e ribavirina combinado com o tratamento da resistência a insulina com metformina ou com as tiazolidinedionas pode beneficiar os pacientes com esteatose, mas os resultados ainda necessitam de uma avaliação mais aprofundada.

Por enquanto a recomendação é a de manter o peso ideal, uma alimentação saudável, realizar diariamente algum exercício físico aeróbico e não beber ou fumar.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO