017_esteatose_port

Sinais que podem indicar um fígado gorduroso (esteatoses)

31/03/2014

Diabetes, obesidade e apnéia do sono podem ser sinais para se suspeitar de um individuo com fígado gorduroso (esteatoses) não provocado pelo excesso de bebidas alcoólicas.

Geralmente a esteatose não provocada pela bebida alcoólica é assintomática, mas os pacientes relatam em alguns casos uma sensação de dor ou incomodo do lado direito superior do abdome, junto às costelas, ocasionado pelo aumento do tamanho do fígado.

A ultrassonografia, dependendo do aumento do tamanho do fígado pode ser uma forma de diagnostico, podendo inclusive caso o grau de esteatose for maior aparecer um fígado embranquecido na imagem. A elevação das transaminases pode ser auxiliar no diagnostico, mas não sempre estarão elevadas em todos os pacientes com esteatoses, já que aproximadamente 60% apresentam resultados normais nas transaminases.

A biopsia do fígado é considerada o único exame 100% seguro para diagnosticar não somente a presença de esteatose, como também o grau em que se encontra. Outros métodos, como a elastografia (Fibroscan®) podem apresentar resultados variáveis.

Quando a infiltração de gordura nos hepatócitos do fígado atinge 5% já é o primeiro sinal de alerta. É utilizada uma escala para avaliar a gordura no fígado. Quando a infiltração atinge 33% dos hepatócitos é considerada uma esteatose leve, atingindo entre 33% e 66% dos hepatócitos a esteatoses passa a ser considerada moderada e quando atinge acima de 66% dos hepatócitos a esteatose já é um quadro severo.

Curiosamente, quando o fígado chega a desenvolver cirrose o grau de esteatose diminui ou ate desaparece, motivo pelo qual a cirrose sem causa conhecida quando em pacientes obesos, diabéticos ou com síndrome metabólica, pode ter sido ocasionada pela gordura no fígado (esteatoses) existente anteriormente ao diagnostico da cirrose.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO