024_esteatose_port

Você está destinado a desenvolver gordura no fígado?

19/09/2016

Os fatores para desenvolver gordura no fígado (esteatose), desde o nascimento até a idade adulta


A doença hepática não alcoólica é definida como a acumulação de gordura no fígado em quantidade superior a 5% do peso do fígado, representando atualmente a principal causa de danos no fígado em todo o mundo.

Fatores ambientais, como ingestão excessiva de calorias, alimentos processados e um estilo de vida sedentário desempenham um papel fundamental na predisposição ao acúmulo de gordura no fígado. Podendo também ser ocasionada por fatores genéticos que podem ser causados pela exposição a fatores de risco em gerações anteriores ou no ambiente intra-uterino. Um fator adicional para o risco de desenvolver gordura no fígado é o baixo peso ao nascer.

Será que isso significa que os prematuros estão destinados a desenvolver gordura no fígado? Embora pareça que eles estarão em risco muito elevado, é provável que as suas probabilidades de desenvolver a doença relacionada com o fígado pode ser reduzido de forma eficaz, reduzindo os níveis de insulina e controlando o excesso de peso na infância.

Os autores do estudo já tinham demonstrado que as determinantes do fígado gordo avaliadas na idade adulta foram a maior circunferência da cintura, a transaminase alanina aminotransferase elevada, índice de massa corporal (IMC) acima do normal, sexo masculino, pressão arterial sistólica elevada, ingestão de álcool, resistência à insulina e baixa atividade física.

Importantes fatores de risco ao longo da vida incluem a ingestão de frutose e uma dieta inadequada para uma vida saudável, obesidade visceral e alterações da síndrome metabólica, sarcopenia, síndrome do ovário policístico, e os níveis de ferritina. Nas fases posteriores da vida, possíveis fatores de risco incluem a idade e menopausa.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Destined to develop NAFLD? The predictors of fatty liver from birth to adulthood - Luca Valenti, Stefano Romeo - Journal of Hepatology - October 2016Volume 65, Issue 4, Pages 668-670


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO