025_esteatose_port

Efeito do exercício sobre o desenvolvimento da gordura no fígado e a resolução de fígado gorduroso existente

19/09/2016

Um estudo no Journal of Hepatology determinou a quantidade de exercício necessária para evitar desenvolver gordura no fígado e cuidar daquela já existente.

Os pesquisadores acompanharam 233.676 pacientes durante cinco anos realizando seguidas ultrassonografias e validando os dados conforme o formulário "Short Form International Physical Activity Questionnaire (IPAQ-SF)". 126.811 indivíduos foram identificados sem o fígado gordo, e entre eles 29.014 desenvolveram fígado gorduroso durante os cinco anos de acompanhamento. No início do estudo, havia 42.536 indivíduos com gordura no fígado e desses indivíduos, 14.514 resolveram o problema.

O resultado do estudo mostrou que o benefício do exercício realizado cinco ou mais vezes por semana foi associado com um benefício significante, tanto na regressão da gordura no fígado quanto no risco de desenvolvimento do mesmo.

Concluem os autores que realizar exercícios de moderados a intensos é benéfico em reduzir o risco para desenvolver gordura no fígado ou melhorar a resolução do fígado gordo existente durante os cinco anos do seguimento dos pacientes.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Effect of exercise on the development of new fatty liver and the resolution of existing fatty liver - Ki-Chul Sung, Seungho Ryu, Jong-Young Lee, Jang-Young Kim, Sarah H. Wild, Christopher D. Byrne - Journal of Hepatology - October 2016Volume 65, Issue 4, Pages 791-797


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO