026_esteatose_port

Novo estudo de genética mostra que a cirrose causada pela gordura no fígado pode ser hereditária - AASLD 2016

05/12/2016

Parentes de primeiro grau de pessoas com cirrose causada por gordura no fígado em pessoas que não consumem em demasia bebidas alcoólicas possuem um risco 12 vezes maior de desenvolver cirrose quando comparados com aqueles sem história familiar.

O deposito de gordura no fígado em pessoas que não consumem em demasia bebidas alcoólicas é chamada de doença hepática gordurosa não alcoólica (NAFLD) sendo similar aos danos causados pela cirrose em pessoas que abusam do álcool. A doença hepática gordurosa não alcoólica (NAFLD) não é causada pelo consumo de álcool, mas sim pela acumulação de gordura no fígado, geralmente no contexto de obesidade e síndrome metabólica. NAFLD está se tornando cada vez mais prevalente no mundo, sendo considerada uma nova epidemia.

Os pesquisadores estudaram a genética do NAFLD em irmãos gêmeos e, para surpresa, descobriram que não só a NAFLD, mas também a fibrose hepática, era um traço hereditário. (Loomba et al., Gastroenterology, 2015), Passando então a estudar pacientes com cirrose de NAFLD e seus familiares de primeiro grau para a presença de fibrose avançada.

Foram incluídos 26 pacientes com cirrose de NAFLD e 39 de seus parentes de primeiro grau (isto é, pai, irmão ou filho) e os comparou com 69 pares de parentes de primeiro grau sem a doença (representando a população em geral) para determinar se houve uma maior probabilidade de desenvolver cirrose caso um parente de primeiro grau já tem. Utilizaram métodos avançados de ressonância magnética para quantificar com precisão a gordura hepática e a fibrose hepática por elastografia em todos os casos e controles.

Os participantes com cirrose de NAFLD tinham uma idade média de 63 anos e um índice de massa corporal médio de 31,7. Os seus familiares de primeiro grau tinham uma idade média de 48 anos e um índice de massa corporal médio de 31.

O grupo controle consistiu de 69 pessoas sem evidência de cirrose e de 69 de seus familiares de primeiro grau que também foram avaliados quanto ao risco de cirrose e comparados com estimativas já publicadas de cirrose na população geral. Este grupo tinha uma idade média de 43 anos e um índice de massa corporal médio de 25,2.

A equipe de pesquisadores encontrou que a prevalência entre parentes de primeiro grau de pacientes cirróticos pelo NALFD foi 12 vezes maior do que no grupo controle (17,9% contra 1,4). Esses participantes também apresentaram maior probabilidade de desenvolver cirrose do que aqueles no grupo controle.

Finalmente, os pesquisadores realizaram análises multivariáveis ajustadas para avaliar a idade, sexo, herança hispânica, índice de massa corporal e diabetes e verificaram que os resultados permaneceram consistentes. A probabilidade de desenvolver cirrose pelo NAFLD foi significativamente maior entre parentes de primeiro grau de pessoas que já tinham a doença, o que leva os pesquisadores a acreditar que parentes de primeiro grau de cirróticos pelo NAFLD se beneficiariam realizando diagnostico e seguimento precoce para fibrose avançada.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Increased Risk of cirrhosis in first degree relatives of patients with NAFLD cirrhosis: A prospective study - Loomba R, Cui J, Bettencourt R, Schork N, Chen C, Mahdi AI, Gonzalez M, Mendler M, Kono Y, Vodkin I, Mekeel K, Haldorson J, Hemming A, Andrews B, Salotti J, Brenner DA, Sirlin CB, and Richards L - Apresentação oral - AADSL 2016


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO