031_esteatose_port

A gordura no fígado no Brasil e no mundo

16/10/2017

A epidemia de obesidade é uma verdadeira epidemia mundial, atualmente é a doença que já mata mais que terrorismo e acidentes de carro. A obesidade contribuiu para cerca de 4 milhões de mortes em 2015. Em países em desenvolvimento, como o Brasil, o aumento da obesidade em adultos jovens aumentou três vezes nos últimos anos.

Na rua é fácil observar brasileiros acima do peso, a população brasileira está engordando cada vez mais, uma verdadeira doença epidêmica. Quais serão as consequências dessa doença?

Será que a população sabe que a obesidade provoca infiltração gordurosa no fígado (chamada esteatose hepática) que pode levar a desenvolver uma hepatite por gordura e progredir para a cirrose ou o câncer de fígado?

Atualmente a esteatose hepática já é a segunda causa de transplante de fígado no Brasil.

Muitas das mortes notificadas como se fossem por infarto decorreram de barriga volumosa, que sabidamente inibe a enzima protetora das coronárias e facilita o acúmulo de gorduras.

Um estudo recente, estimou que cerca de 62 a 76% da população mundial apresenta níveis de gordura corporal que podem ser prejudiciais a saúde.

Mais de 50% dos indivíduos obesos do mundo vivem em 10 países (listados em ordem de número de indivíduos obesos): Estados Unidos, China, Índia, Rússia, Brasil, México, Egito, Alemanha, Paquistão e Indonésia.

Diversos estudos demonstram que em alguns anos nenhum sistema de saúde terá capacidade financeira de arcar com os custos de pacientes infartados, hipertensos, diabéticos e com outras tantas doenças causadas pela obesidade.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO