003_fadiga_port

Fadiga e hepatite C

30/03/2009

Um dos sintomas mais mencionados pelos portadores de hepatite C é a fadiga. Em geral, a fadiga inicia-se muitos anos após a contaminação, já quando começam a aparecer os primeiros danos ao fígado.

É essa fadiga que muitos indivíduos sentem, desconhecendo que estão com hepatite C, e por causa dela perambulam de médico em médico que, sem suspeitar de problemas hepáticos, indicam complexos vitamínicos, falam em stress, idade, muito trabalho e, no final, como o paciente começa a se deprimir, encaminham-no a um psicólogo. Tudo isso seria evitado com um simples exame Anti-HCV.

A fadiga pode ser permanente ou somente ocorrer em determinada parte do dia, geralmente repetindo-se no mesmo horário. Pode vir acompanhada de um aumento da temperatura corporal ou de uma sudorese excessiva.

É necessário que o portador que sentir fadiga reprograme a sua rotina diária em função de sua disposição, ou da falta dela, executando as tarefas que demandam maior esforço físico logo cedo e deixando as mais leves para os momentos em que a fadiga ataca.

A fadiga não é originada somente pelo problema hepático. Podem existir doenças na tiróide, ou anemia, que agravam os sintomas. Cabe ao médico investigar até encontrar a origem do sintoma. É necessário que o médico avalie se existem deficiências alimentícias ou o uso abusivo de medicamentos, eliminando os desnecessários.

Se após corrigir tudo o que foi descrito até aqui a fadiga persistir, algumas medidas simples podem ajudar:

- ajuste a sua rotina diária;

- faça uma dieta balanceada;

- mantenha o seu peso ideal, compatível com a altura e eliminando os quilos a mais;

- não fume;

- não tome qualquer energético sem consultar o seu médico;

- programe um descanso após o almoço de no mínimo 30 minutos. Um cochilo, um momento de meditação ou de preferência uma sesta.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO