004_fadiga_port

Fadiga e sonolência na cirrose biliar primária

02/10/2006

Os pacientes com cirrose biliar primária mostram um número grande de sintomas que têm um efeito importante sobre a qualidade de vida. O sintoma mais importante é a fadiga, que é intensa em mais da metade dos pacientes. Apesar de sua importância, desconhecem-se as causas deste sintoma. Neste sentido, diversos estudos demonstraram que é independente dos sinais de danos no fígado. Outro sintoma freqüente na cirrose biliar primária é a sonolência excessiva durante o dia. Por isso, é proposto que a fadiga seja uma conseqüência dos transtornos do sono.

Em um estudo realizado em Grã-Bretanha se pesquisou a relação entre fadiga e alterações do sono em um grupo de 48 pacientes com cirrose biliar primária. O objetivo foi caracterizar os padrões de sonolência diurna, utilizando para isso métodos objetivos (actigrafía durante uma semana) e subjetivos (questionários do sono). Além disso, os pacientes completaram um questionário específico para medir a gravidade da fadiga na cirrose biliar primária. Os resultados se compararam com os de um grupo controle de 48 sujeitos sadios.

Os questionários do sono mostraram uma pior qualidade do sono nos pacientes com cirrose biliar primária que no grupo controle. Esta pior qualidade do sono se viu corroborada pelos indicadores objetivos, que registraram uma maior duração do sono diurno. Os pacientes com cirrose biliar primária dormiram o dobro de tempo que os pacientes do grupo de controle durante o dia (aproximadamente uma hora frente à meia hora). Observou-se uma boa correlação entre os indicadores do sono e os questionários de fadiga.

Em conclusão, os pacientes com cirrose biliar primária mostram uma sonolência diurna excessiva. A associação de alterações do sono com a fadiga sugere que um tratamento dirigido a melhorar a sonolência diurna pode produzir uma melhoria da fadiga. Os autores propõem pesquisar a eficácia de modafinilo, um medicamento que se utiliza na narcolepsia e na síndrome de apnea do sono associados à cirrose biliar primária.

Fonte:
Hepatology 2006; 44: 91-98 - Fatigue in primary biliary cirrhosis is associated with excessive daytime somnolence - Newton JL, Gibson GJ, Tomlinson M, Wilton K, Jones D


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO