006_fadiga_port

O sono e a hepatite C

09/05/2005

A fadiga nos infectados pela hepatite C em geral e causado pelo esforço do organismo ao lutar contra o vírus, porem e necessário observar se a fadiga não e causada por perturbações do sono. O acumulo de algumas noites mal dormidas vai nos deixar cansado durante os dias seguintes. Não podemos colocar a hepatite C todas as culpas dos males que nos atormentam.

O individuo que tem problemas no fígado em geral necessita de mais horas de sono que indivíduos sadios. Esta e uma das características de quem tem dano hepático. O sono tem um fator fundamental no fortalecimento do sistema imune e uma pessoa com problemas de dormir o tempo necessário terá diminuída a capacidade de defesa de seu organismo. O sono é necessário para a sobrevivência e a boa saúde.

A insônia é a dificuldade para conciliar o sono ou permanecer dormindo, fazendo com que ao despertar o indivíduo tenha a sensação de ter dormido pouco. A insônia não é uma doença - é um sintoma que possui muitas causas diferentes, incluindo distúrbios emocionais e físicos e o uso de medicamentos. A dificuldade para conciliar o sono é comum tanto em indivíduos jovens quanto em idosos e, freqüentemente, ocorre em casos de distúrbios emocionais como a ansiedade, o nervosismo, a depressão ou o medo.

Vários são os distúrbios que interferem no descanso noturno, desde ambientais, como ruídos ou luminosidade, calor ou frio excessivo, uma cama desconfortável, como também diversas condições orgânicas ou a presencia de doenças. A apnéia do sono é um distúrbio grave onde a respiração é interrompida repetidamente durante o sono (apnéia), durante um tempo suficientemente longo a ponto de reduzir a oxigenação do sangue e do cérebro. Como os sintomas ocorrem durante o sono, fica muito difícil para o próprio individuo identificar o problema. Eles devem ser descritos por alguém que observe o indivíduo enquanto ele dorme. O sintoma mais comum é o ronco associado a episódios de respiração ofegante, engasgos, pausas da respiração e episódios de despertar súbito. Estes episódios interferem na atividade laborativa e aumentam o risco de complicações. A apnéia pode causar dor de caneça, sonolência excessiva durante o dia, atividade mental diminuída e, finalmente, insuficiência cardíaca e pulmonar. Existe tratamento para a Apneia.

Medicamentos também podem interferir com o sono, assim, fale com o seu médico e relate todos os medicamentos, vitaminas, medicinas alternativas e até chãs que você esteja fazendo uso, pois algum deles pode causar a falta de sono.

Se for dependente do cigarro, do álcool ou de algum tóxico, o processo de retirada do mesmo também pode causar distúrbios no sono

O aparelho de TV no quarto e um péssimo habito. Coloque a TV na sala e destine o quarto para o fim principal que é dormir. O computador também nos deixa acesso, assim o ideal e desligar o computados umas duas horas de deitar.

Evite horas antes de deitar o café, chãs, refrigerantes, chocolate, cigarros, bebidas alcoólicas. Deitar com fome, ou depois de uma comida em abundancia também irão prejudicar o sono. Evite jantar comidas gordurosas ou muito condimentadas. Até um relógio com luz fará com que você acorde de noite. Um companheiro que ronca e terrível e fará com que você acorde muitas vezes durante a noite.

Para ter um sono mais reparador tenha alguns hábitos saudáveis, como dormir oito horas diárias e de preferência sempre no mesmo horário. Pratique exercícios físicos diariamente. Leia algum livro antes de dormir, num ambiente com pouca luz indireta. Relaxe ao entrar no quarto e deixe para o dia seguinte a solução dos problemas. Musica relaxante, de seu agrado, em baixo volumem e uma boa artimanha para relaxar e induzir o sono.

Existem ervas que na forma de chã podem o relaxar e induzir o sono, mas em geral aumentam a vontade de urinar e acabará acordando de noite. O chã de camomila e o chã de maracujá são os mais indicados devendo ser muito prudente no uso se tiver alguma doença no fígado. Perfumar os lençóis com lavanda causa um efeito relaxante.

MINHAS RECOMENDAÇÕES:

Sentindo fadiga experimente seguir os conselhos acima. Persistindo os problemas no sono, fale com o seu médico, ele vai tentar encontrar a melhor solução.

A cama tem duas utilidades, ou e usada para dormir ou para fazer sexo. Se não esta fazendo nenhuma destas duas atividades não fique na cama.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO