007_fadiga_port

Combatendo a fadiga nos portadores de hepatite C

04/04/2005

por: Alan Franciscus, Editor chefe da Advocate.org
Adaptado e traduzido por Carlos Varaldo


Uma das questões mais correntes apresentadas nos grupos de apoio são relativas a fadiga e depressão.

Isto por que a fadiga e o sintoma mais comum apresentado pelos portadores de hepatite C. De fato, estudos mostram que 67% das pessoas que vivem com hepatite C relatam a fadiga como o principal sintoma. A fadiga pode variar de leve até severa e pode chegar a comprometer sua vida. A fadiga é um sintoma difícil de quantificar pelos médicos pois atinge de forma diferente a cada paciente. Algumas pessoas com hepatite C sentem fadiga constante enquanto outros podem ter ciclos de fadiga, às vezes se sentem enérgicos e em outros momentos eles podem se sentir cansados nem sequer sendo capazes de realizar as tarefas do dia a dia, como ir para o trabalho, limpar a casa ou comparecer a eventos sociais.

Uma das estratégias mais importante a ser adotada pelos portadores é aprender técnicas que podem diminuir o tempo gasto ao se fazer determinadas atividades, priorizando cada uma de acordo com sua importância. Se a casa precisa ser limpa mas você tem um jantar hoje a noite, pense em economizar sua energia reservando-a para a noite deixando para limpar a casa em outra oportunidade.

Causas de Fadiga

A fadiga pode ser causada por muitos fatores incluindo a depressão, anemia, dieta pobre, e falta de exercício, ou por doenças mais sérias. É importante conversar com seu médico se você estiver constantemente cansado. Se você se sentir muito cansado para sair da cama por mais de 24 horas ou se você se sentir confuso, atordoado, ou apresenta problemas para se manter acordado, então você deve, assim que possível, falar com um médico.

Tratamento médico da Fadiga

Não existe nenhum medicamento para tratar a fadiga relacionada com a hepatite C, mas alguns médicos estão experimentando uma variedade de drogas inclusive Ritalin (Methylphenidate) e Provigil (Modafinil). Porém, existe preocupação sobre o potencial destas drogas, especialmente com o Methylphenidate devido a alguns problemas adversos que podem acontecer. Maiores estudos precisam determinar a segurança e efetividade destes medicamentos em pacientes com hepatite C antes de serem utilizados no tratamento da fadiga destes pacientes.

Repouse quando estiver cansado

É importante descansar quando você estiver cansado ou quando você tiver tempo. Realizar pequenos cochilos ou períodos de repouso curtos durante o dia ajuda a maioria das pessoas. Porem não exagere nos cochilos durante o dia porque isto poderia comprometer o sono noturno. Descansar demais pode fazer com que você fique ainda mais cansado, tente encontrar seu equilíbrio. Muitas pessoas relatam que até um cochilo de alguns minutos, ou parar 10 minutos para escutar uma música relaxante, fazer uma leitura agradável, uma oração, meditar ou pensando sobre uma experiência feliz ou positiva, conseguiram revitalizar o organismo rapidamente. Se você esta tendo dificuldade para dormir ou sofre de insônia por alguns dias, converse com seu médico sobre medicamentos para ajudar você a dormir.

Planeje as atividades e depois descanse

Faça um plano de atividades para o dia, a semana e o mês. Experimente alternar suas atividades de forma que você possa equilibrar as atividades mais difíceis com as atividades mais leves. As pessoas normalmente têm certos períodos durante o dia ou a noite quando sentem ter mais energia. Deixe as tarefas mais difíceis para os períodos em que você sentir maior energia. Alterne as tarefas de maior dificuldade com as tarefas mais leves. Muitas pessoas com hepatite C relatam que eles sentem ter mais energia à noite. Porém, seja cuidadoso para você não se exceder nisto ficando acordado até muito tarde, pois, poderá ficar cansado no dia seguinte.

Respire

A respiração incorreta pode causar fadiga. Quando as pessoas estão estressadas têm uma tendência para segurar a respiração. Tente exercícios de respiração profunda e se concentre em como o ar entra e sai de seu corpo.

Massagem

Muitas pessoas relatam que uma massagem ajuda a melhorar sua energia. Tente algum tipo de massagem que use técnicas para aumentar fluxo linfático ajudando a recuperar energia.

Acupuntura

A acupuntura é fundada nas energias que atravessam o corpo nos canais chamados de meridianos. Cada órgão tem um conjunto de canais. A acupuntura pode ser útil em aliviar dores e na diminuição da fadiga.

Exercícios

Pode parecer contraproducente, mas a pratica de exercícios físicos de forma regular é umas das melhores estratégias para combater a fadiga. Tente ficar tão ativo quanto possível, mas não se exceda ultrapassando suas forças. A caminhada é um dos melhores exercícios para aliviar a fadiga. Outras formas de exercício incluem alongamento (Pilates) ioga, natação, exercícios com pesos leves ou qualquer outra atividade física, mas não se exceda ao ponto de sentir dores ou cansaço excessivo. Aprenda a escutar seu corpo e deixe ele guiar você. Comece devagar com uns 2 ou 3 minutos no primeiro dia e vai aumentando devagar até chegar aos 30 minutos, mantendo uma rotina de realizar isto pelo menos 5 dias por semana. Também é recomendado que você consulte seu médico antes de iniciar o programa de exercícios para determinar qual e o nível de atividade indicado a você.

Dieta

Uma dieta saudável e nutritiva deve manter um equilíbrio entre as quantidades de comida ingerida com a quantia de energia gasta. Evite comidas com muita gordura, açúcar e sal. Coma porções maiores de frutas e legumes e beba bastante água. Se possível, consulte uma nutricionista.

Vitaminas e Suplementos Nutricionais

Uma dieta balanceada deve conter todas as vitaminas e minerais essenciais para seu organismo, mas algumas pessoas também sabem tomar suplementos de vitaminas. Tomar multi-vitaminas pode ser prejudicial para o fígado. Tente encontrar suplementos vitamínicos sem ferro na sua composição e com baixos teores de vitaminas A.

É Importante?

Pergunte para você mesmo se esta tarefa é realmente necessária? Existem muitas alternativas para as tarefas do dia a dia, como usar pratos e copos descartáveis, usar roupas de fácil lavagem e que dispensem de ser passadas a ferro quente, e utilizar alimentos congelados ou legumes pré-cortados em vez de ter que descascar e cortar.

Peça Ajuda

Não tenha medo de pedir ajuda a familiares ou amigos. Muitas vezes as pessoas estão dispostas a ajudar, mas não se oferecem com medo de interferir na sua vida. Não e vergonhoso pedir ajuda e você poderá ficar surpreso ao descobrir que sua família e amigos serão mais que felizes ao ajudar você. Porém, você pode precisar fixar limites nesta ajuda, de forma que esta ajuda não se transforme em um excesso que o faça se sentir desnecessário dentro de casa.

Explique a sua família e amigos

Converse com seus amigos e explique como você esta se sentindo ao estar cansado. Conte a eles que às vezes pode ser provável de querer evitar participar da vida social ou que você pode querer se retirar mais cedo por causa da fadiga. Aprenda a não dizer "não" para a família e os amigos que têm uma idéia diferente sobre seu nível de energia.

Organize sua vida

Organizar sua vida pode ser difícil, mas esta é a clave para poder usar corretamente a energia limitada que você tem. Organize seu local de trabalho com todo o material necessário para cada tarefa a ser realizada, vamos ver alguns exemplos simples e práticos:

- Na cozinha mantenha todos os alimentos arrumados perto ao fogão inclusive as panelas;
- Arrume todo o material de limpeza em um balde.
- Guarde o abridor de lata no armário com os alimentos enlatados.
- Mantenha todos os artigos em locais fáceis de alcançar.
- Evite ter que se abaixar para pegar qualquer coisa.
- Elimine qualquer desordem desnecessária.
- Use carrinhos para efetuar as compras


Existem muitas estratégias que podem poupar energia e reduzir a probabilidade de aumentar a fadiga.

Experimente algumas destas sugestões simples:

- Fique sentado sempre que possível. Use uma banqueta alta na pia para lavar e preparar a comida, use uma tábua de passar roupa ajustável na altura para poder permanecer sentada e tome banho sentado num banquinho.

- Tome banho antes de ir para a cama, pois o deixara muito mais relaxado que se o tomar banho na parte da manhã. Experimente se vestir estando sentado.

- Use boa postura e regule a altura da mesa de trabalho. A superfície de trabalho deveria estar entre a cintura e a bacia, enquanto sentando, a superfície deveria ser não mais do que 10 centímetros abaixo de seus cotovelos.

- Permaneça sentado de forma reta, com espinha erguida.

- Trabalhe em um ambiente bem iluminado e que esteja numa temperatura confortável e com boa ventilação. Use sapatos confortáveis.

- Evite ficar tenso e apreensivo. A frustração e a irritação causam fadiga.

Uma das estratégias mais importantes é escutar as mensagens de seu corpo. É importante que você possa descansar quando achar que isto é necessário. Todos nós sabemos que a fadiga pode trazer depressão e ansiedade. Tente realizar atividades agradáveis que exigem pouca energia, como meditar, ler, assistir um vídeo, fazendo alguma tarefa manual, etc.

É se você achar que esta deprimido converse com sua família e amigos. Alugar a orelha de um amigo ajuda a combater a ansiedade e a depressão. Se necessário procure ajuda profissional, o qual poderá receitar antidepressivos ou medicamentos para aumentar sua energia. Uma das estratégias mais importantes para um portador de hepatite C e fazer parte de um grupo de apoio.

Todo mundo experimenta mudanças físicas, mentais e sentimentais ao longo de sua vida e deve se adaptar para poder continuar vivendo com a melhor qualidade de vida. Aprendendo a praticar algumas das técnicas acima descritas você conservará sua energia para as coisas mais importantes da sua vida.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO