013_fibrose_port

Fumar Maconha (Marijuana) aumenta a fibrose

15/01/2008

Um estudo realizado na Universidade da Califórnia conclui que o uso diário da maconha foi responsável pela progressão do grau de fibrose de moderado para severo no grupo de 204 pacientes infectados com hepatite C que participaram da pesquisa.

O estudo foi desenvolvido acompanhando os pacientes entre 2001 e 2004 avaliando os pacientes em diversos fatores como características demográficas, fatores de risco para a hepatite C, uso de bebidas alcoólicas e uso da maconha. Todos os participantes foram submetidos a testes virologicos e biopsias antes e durante o estudo.

O grupo de pacientes que fazia uso diário da maconha apresentou uma progressão sete vezes maior no grau de fibroses.

O resultado confirma os resultados obtidos em outro estudo realizado por pesquisadores franceses em 2004.

Concluem os pesquisadores que portadores de hepatite C devem reduzir ou se abster do uso da maconha para não acelerar a progressão da fibrose.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Ishida JH, Peters MG, Jin C, Louie K, Tan V, Bacchetti P, Terrault NA. Influence of cannabis use on severity of hepatitis C disease. Clin Gastroenterol Hepatol 2008;6(1):69- 75)


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO