017_fibrose_port

O Café pode ser benéfico na fibrose hepática?

10/02/2014

Dados epidemiológicos publicados sobre os efeitos benéficos do café na fibrose hepática e suas complicações, como cirrose e câncer de fígado demonstram uma relação inversa entre o consumo de café e os benefícios, conforme um Editorial publicado no último 27 de janeiro pela revista "Hepatology".

Existem céticos e criticas aos achados, mas a esmagadora maioria considera as evidencias encontradas como corretas no beneficio do café nas doenças do fígado, já outras bebidas contendo cafeína, como o Chá ou refrigerantes "cola" não provocaram nenhum beneficio..

Os últimos estudos realizados sugerem que os efeitos mais benéficos do café requerem o equivalente a quatro ou mais xícaras por dia, uma quantidade que alguns indivíduos poderão não tolerar sem alterações no ritmo cardíaco ou no que pode afetar o sono noturno, assim, como também existem os intolerantes ao café, situação que se observa em maior possibilidade nos pacientes com cirrose.

Um dos estudos demonstrou que entre os pacientes com fibrose avançada que não bebiam café o risco de descompensação era de 11,1% ao ano, contra 6,3% dos pacientes que bebiam três ou mais xicaras de café ao dia.

O consumo de café também mostrou estar associado com um menor risco de doença gordurosa no fígado (esteatose), a síndrome metabólica e menor risco de câncer de fígado.

MEU COMENTÁRIO

Se medidas simples como beber café podem diminuir a progressão da fibrose, ou até a evitar, aliado a ser uma bebida prazerosa que é utilizada há milhares de anos sem relatos de efeitos adversos graves e não existindo contraindicações, porque não fazer uso?. Se não consegue algum beneficio, pelo menos não vai provocar algum dano.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
HOW DOES COFFEE PREVENT LIVER FIBROSIS? BIOLOGICAL PLAUSIBILITY FOR RECENT EPIDEMIOLOGICAL OBSERVATIONS - Jonathan A. Dranoff, Jordan J. Feld, Llise G. Lavoie, and Michel Fausther - Editorial - Hepatology Jan 27 2014
Division of Gastroenterology and Hepatology, University of Arkansas for Medical Sciences; Toronto Western Hospital Liver Center


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO