019_fibrose_port

O consumo moderado de café reduz em até um terço a fibrose avançada

20/04/2015

Um estudo incluindo 910 veteranos de guerra, todos infectados com hepatite C e com fibrose avançada ou cirrose que nunca tinham recebido tratamento, pesquisou o efeito da cafeína ou de bebidas com cafeína, sobre a progressão do dano hepático (fibrose ou cirrose).

Os participantes com fibrose hepática avançada eram significativamente mais velhos, mais propensos a ter diabetes tipo 2, e eram mais propensos a ter excesso de peso ou obesidade.

Foi encontrado que a maioria dos participantes relatou beber café, e cerca de metade bebiam uma ou mais xícaras de café por dia.

Pacientes com menos fibrose bebiam mais café com cafeína em comparação com aqueles com casos mais avançados de fibrose.

Estima-se que 100 miligramas de cafeína do café, chá ou refrigerantes foi associado com cerca de um terço de redução de cicatrizes avançada e maior consumo não produziu um benefício adicional.

Concluem os autores que a ingestão moderada de cafeína diariamente, tão pouco como 100 miligramas, pode proteger contra a fibrose avançada em homens infectados com hepatite C, alertando que dado que 98% dos pacientes eram do sexo masculino os autores explicam que é necessário investigar se o mesmo efeito benéfico do café acontece também nas mulheres com hepatite C.

MEU COMENTÁRIO

O café não somente é um prazer e, ainda, ajuda a proteger o fígado. Mas cuidado, pois existem indivíduos intolerantes ao café, especialmente em pacientes já com cirrose, esses, não podem beber café.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Coffee and Caffeine Are Associated With Decreased Risk of Advanced Hepatic Fibrosis Among Patients With Hepatitis C - Natalia Khalaf, Donna White, Fasiha Kanwal, David Ramsey, Sahil Mittal, Shahriar Tavakoli-Tabasi, Jill Kuzniarek, Hashem B. El-Serag - Clinical Gastroenterology and Hepatology. 2015; doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.cgh.2015.01.030


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO