021_fibrose_port

Elastografia (Fibroscan) deve ser realizada em jejum para ter um resultado correto

10/08/2015

Acaba de ser publicada no "Journal of Gastroenterology and Hepatology" estudo mostrando que o exame para determinar a fibrose no fígado utilizando o método não invasivo pela Elastografia (Fibroscan) deve ser realizado com um jejum mínimo de duas horas para o resultado ser correto.

O objetivo do estudo foi conhecer o efeito da comida sobre a rigidez do fígado em pacientes com diferentes graus de fibrose.

Os participantes realizavam um Fibroscan em jejum mínimo de duas horas e depois recebiam alimentação e realizavam um novo Fibroscan 30 minutos após a alimentação, avaliando também os parâmetros hemodinâmicos na veia porta, mediante Doppler.

A comida ocasionou um aumento do fluxo sanguíneo portal e um importante incremento da rigidez do fígado, em uma média de 4,1 kPa.

O efeito foi similar em pacientes com fibrose mínima ou com fibrose significativa.

Após duas horas de ter recebido alimentação os valores hemodinâmicos como os valores do exame pelo Fibroscan retornaram aos valores encontrados antes de receber a alimentação.

Concluem os autores que o exame de Elastografia (Fibroscan) deve ser realizado com um jejum mínimo de duas horas.

MEU COMENTÁRIO

Mais um alerta para não confiar cegamente no resultado da Elastografia (Fibroscan), sendo sempre recomendável comprar com o calculo matemático pela formula do APRI ou pelo FIB-4 e, se discordantes realizar um novo exame ou uma biopsia.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Meal ingestion markedly increases liver stiffness suggesting the need for liver stiffness determination in fasting conditions - Alvarez D, Orozco F, Mella JM, Anders M, Antinucci F, Mastai R. - Gastroenterol Hepatol. 2015 Aug-Sep;38(7):431-435. doi: 10.1016/j.gastrohep.2015.01.009.


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO