023_fibrose_port

Tratamento para Fibrose F2

20/02/2017

Está na hora de começar a pensar em estratégias para que o governo autorize o tratamento dos infectados com hepatite C com fibrose moderada, isto é, com fibrose F2.

Será uma reivindicação que acredito ser fácil de ser atendida, bastando somente vontade política.

Isto porque com a distribuição de medicamentos que será efetuada em março/abril próximos, quase todos os diagnosticados que estão com fibrose F3 e F4 (cirroses) já estarão tratados, representando entre 55.000 e 60.000 pacientes.

A estimativa é que existem entre 22.000 e 27.000 diagnosticados com fibrose F2, assim, somando-se a esses F2 já diagnosticados os que estão sendo diagnosticados neste ano com fibrose F2, F3 e F4, estimados provavelmente entre 25.000 e 30.000, fica evidente a real possibilidade de incluir a partir de julho, ou preferivelmente antes disso, a oferta de tratamento a todos os infectados com fibrose moderada, fibrose F2.

Se você tem alguma sugestão ou ideia sobre alguma estratégia para dar início a ações para motivar o ministério da saúde a ampliar o tratamento, por favor escreva para a gente com sua ideia.

Juntos podemos vencer a hepatite C


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO