028_fibrose_port

Os testes não invasivos excluem de forma confiável fibrose avançada

09/10/2017

Entre os pacientes de baixo risco, os sistemas de avaliação da fibrose não invasiva excluíram de forma confiável fibrose avançada em comparação com resultados de elastografia transitória, de acordo com dados recentemente publicados no "Clinical Gastroenterology and Hepatology"

O estudo avaliou o desempenho do testes não invasivos em uma população ambulatorial geral obtendo dados sobre a precisão diagnóstica que podem ser usados para informar a aplicabilidade de pontuações não invasivas.

Os pesquisadores usaram a elastografia transitória como padrão de referência para testar a precisão do desempenho dos testes para fibrose da gordura no fígado (nonalcoholic fatty liver disease fibrosis scoring system - NFS), Fibrosis-4 (FIB-4) e (APRI). Foram incluídos no estudo 749 pacientes

Os testes FIB-4 e APRI tiveram uma especificidade de 100% e um valor preditivo negativo de 98% para fibrose avançada. Testes com alta especificidade e valor preditivo negativo são úteis nas configurações clínicas porque a incerteza diagnóstica é minimizada e os testes de acompanhamento podem ser evitados, escreveram os pesquisadores. Isto é particularmente útil na gordura no fígado, onde os testes de confirmação são arriscados, como a biópsia do fígado, ou são de alto custo, como a elastografia transitória.

Concluem os autores que em populações de baixo risco, os resultados negativos de sistemas de pontuação não invasivos excluem de forma confiável a fibrose avançada, sem requisitos para novos testes. Os resultados dos testes positivos são frequentemente um resultado falso positivo e devem provocar novos testes.

MEU COMENTÁRIO

Está chegando o dia em que a biopsia o Fibroscan® ou a elastografia serão necessárias somente em situações especiais já que testes simples e baratos como o APRI combinado com o FIB-4 são altamente confiáveis para encontrar que tem cirrose e no caso da gordura no fígado o teste NFS parece que veio para ficar.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Diagnostic Accuracy of Noninvasive Fibrosis Scores in a Population of Individuals With a Low Prevalence of Fibrosis - Mahady SE, Macaskill P , Craig JC, Wong GLH, Chu WCW, Chan HLY, George J, Wong VWS - Clin Gastroenterol Hepatol. 2017 Set; 15 (9): 1453-1460.e1.


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO