029_fibrose_port

Mudanças no grau de fibrose durante o tratamento da hepatite C com os medicamentos orais livres de interferon - The Liver Meeting® 2017"

13/11/2017

O grau de fibrose é importante no acompanhamento de um infectado com hepatite C. Estudos anteriores demonstram regressão da fibrose em pacientes que obtiveram a cura utilizando tratamentos a base de interferon, no entanto, por serem medicamentos recentes, ainda existem poucos estudos nos pacientes que obtém a cura com os medicamentos orais livres de interferon.

Foram incluídos dados de 55 pacientes que concluíram as 12 semanas de tratamento e tiveram comprovada a cura 12 semanas após o final do tratamento, todos eles com resultados do Fibroscan, antes e após 12 semanas do final do tratamento.

A conclusão dos autores é que os resultados sugerem que o tratamento da hepatite C com os novos medicamentos orais livres de interferon leva a estabilidade precoce ou a uma leve melhora na fibrose medida pelo Fibroscan nos infectados que conseguem a cura da doença. Futuros estudos devem continuar para monitorar melhorias na fibrose ao longo do tempo.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Transient Elastography Changes During Hepatitis C Treatment with Novel Agents - Sagarika Satyavada, Robin Zachariah, Madeleine B. Murphy, Anthony B. Post - The Liver Meeting® 2017" - Abstract 623


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO